Grande Vitória começa a agendar 2ª dose de vacina contra Covid-19

Foto ilustrativa

Os idosos com mais de 90 anos e profissionais de saúde que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 há mais de 28 dias, na Grande Vitória, já podem marcar a data para receber o reforço do imunizante.

Em Vitória, o agendamento vai ser aberto na tarde desta quinta-feira (4) para a segunda dose dos trabalhadores ativos da saúde e idosos com 90 anos ou mais, que receberam a primeira dose da vacina Coronovac entre os dias 19 de janeiro e 9 de fevereiro.

A imunização acontecerá no sábado (6), nas unidades de saúde do Centro, Jardim Camburi e Itararé. O agendamento deve ser feito pelo site da prefeitura.

Em Cariacica, o agendamento para a vacinação da segunda dose foi aberto nesta quinta-feira (4) para idosos acima de 90 anos, que se vacinaram com a primeira dose entre os dias 5 e 13 de fevereiro. Os agendados receberão a segunda dose no sábado (6), nas Unidades de Saúde de Itaquari e Santa Fé.

Para agendar a vacina em Cariacica, basta acessar o site da prefeitura. Também está aberto, no município, o agendamento da primeira dose para idosos de 80 a 84 anos.

Em Vila Velha, as vagas para a segunda dose dos grupos prioritários já foram preenchidas, mas o município informou que deve receber mais 1.480 vacinas para a segunda dose já na próxima semana. Assim que essas doses chegarem ao município, o agendamento vai ser aberto no site da prefeitura.

Segundo a prefeitura, poderão agendar para receber a segunda dose do imunizante Coronavac os profissionais da saúde que receberam a primeira dose da vacina no dia 21 de janeiro; os trabalhadores da saúde acima de 60 anos que receberam a primeira dose no dia 3 de fevereiro; e os idosos acima de 90 anos que receberam a primeira dose da Coronavac no dia 5 de fevereiro.

J      á em Viana, os idosos estão recebendo a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em domicílio. As equipes vão até as casas dessas pessoas, dentro do intervalo estabelecido entre uma dose e outra, e aplicam a vacina. O controle é feito pelo município e, por isso, não é necessário o agendamento.

Na Serra, apenas idosos institucionalizados e profissionais da saúde da linha de frente de combate à Covid-19 já tomaram a segunda dose. O agendamento da segunda dose ainda não está aberto para os demais públicos.

Reclamação em Vila Velha

Na tarde desta quarta-feira (3), moradores de Vila Velha reclamaram da vacinação que acontecia no Tartarugão. Segundo eles, os enfermeiros se negaram a aplicar a segunda dose da vacina nos idosos agendados.

Uma moradora, que pediu para não ser identificada, fez o agendamento dos pais e, ao chegar ao ginásio, os enfermeiros disseram que não aplicariam a dose sem ordem da prefeitura.

A Prefeitura de Vila Velha, através da Secretaria de Saúde (Semus), alertou que alguns moradores estão agendando a segunda dose da vacina antes do prazo estabelecido no Plano Estadual de Imunização, que é de 28 dias ou mais (Coronavac) e 12 semanas (Astrazeneca) e, por isso, não receberam a nova dose.

A prefeitura informou também que todos os agendados para receberem as doses na quarta-feira foram imunizados e que não houve retenção de imunizantes.

Fonte: g1-es