Davi Diniz é o novo conselheiro do Tribunal de Contas, eleito com 26 votos de 30 deputados

Como primeiro assunto da ordem do dia, a Assembleia Legislativa acaba de escolher o geógrafo, administrador de empresas e servidor público estadual de carreira Davi Diniz de Carvalho, 44 anos, para ocupar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, em lugar de Sérgio Borges, que se aposentou em janeiro.

A votação presidida pelo deputado Marcelo Santos (Podemos) foi secreta, em cédulas de papel, com votos registrados na cabine de uma pequena sala anexo ao plenário e depositadas na urna de madeira providenciada pela Mesa Diretoria.

Theodorico Ferraço (PP), em função de estar em tratamento de saúde, foi o único deputado autorizado pelo presidente a participar da sessão de forma virtual. Entretanto, justamente para não invalidar a votação, participou, mas absteve-se de votar.

Sem o voto de Ferraço, e até superando as expectativas, Davi Diniz foi eleito com 26 votos dos deputados, com um voto nulo e um contrário. O único parlamentar ausente da sessão foi Capitão Assumção (PL), que está preso desde a noite da última quarta-feira (28) por ordem do ministro Alexandre de Moraes por ter quebrado as restrições impostas por decisão do magistrado.

A posse do novo conselheiro será definida entre o próprio Davi Diniz e a direção do Tribunal de Contas do Espírito Santo.

Esta reportagem está em atualização.(Da Redação)