A incrível história das quatro crianças encontradas com vida na Floresta 40 dias após sobreviverem a acidente aéreo

A incrível história das quatro crianças indígenas colombianas, que sobreviveram 40 dias na Floresta Amazônica depois de escaparem com vida de um acidente aéreo em que morreram três adultos, inclusive a mãe deles, está chamando a atenção do mundo.

As autoridades colombianas acharam os quatro irmãos, desaparecidos desde 1 de maio, após escutar o choro do menor, de apenas 1 ano de idade, segundo Lucho Acosta, coordenador dos grupos indígenas na região amazônica colombiana, que falou com a CNN neste sábado (10).

“Estavam muito debilitados, cansados, já não se moviam como nas primeiras samanas”, disse Acosta à CNN.

Lesly Jacobombaire Mucutuy, de 13 anos, Soleiny Jacobombaire Mucutuy, de 9, Tien Ranoque Mucutuy, de 4, e o bebê Cristin Ranoque Mucutuy ficaram perdidos na selva, como únicos sobrevivientes de um acidente aéreo mortal.

O desaparecimento das crianças no interior da floresta cheia de animais hostis levou a uma operação de busca massiva que envolveu mais de 100 militares das forças especiais colombianas e 70 exploradores indígenas que varreram a área.

“O lugar onde as encontramos está a umas trés horas de onde houve o acidente, caminhando pela selva. É uma distância muito curtaz de 5 quilometros, mas o terreno da floresta atrasa muito os deslocamentos”, explicou Acosta.

As autoridades acharam os quatro irmãos numa área coberta de árvores, o que impedia que elas fossem vistas a partir do ar, disse Acosta.

“Quando recebemos a notícia ficamos muito felizes, emocionados, houve quem, dentre nós, derramou lágrimas. Foi um momento muito forte, de muita força e gratidão por aquele momento”, disse o coordenador.

As crianças foram resgatadas a um Hospital Militar de Bogotá, onde foram recebidas pela avô. O pai delas está numa região ao Norte da Colômbia, para onde seguia o avião Cesna, que levava, além dos irmãos, a mãe deles, um líder indígena e o piloto.

Todos morreram e os destroços, com os corpos, levaram 13 dias para serem encontrados.