Santos, campeão da Copa Norte, quer representar ES na Copa do Brasil

Foi em grande estilo o primeiro passo do projeto do Santos, de Barra de São Francisco, ao retornar ao futebol. Comandado pelo técnico Francisco das Chas Eloi, o Eloi, o ex-craque de Santos, Botafogo, Vasco, Seleção Brasileira e clubes europeus, o time conquistou invicto a Copa Norte de Futebol Amador e já projeta os próximos anos: quer representar o Espírito Santo na Copa do Brasil em 2024.

Em jogo de golaços, o Santos, de Barra de São Francisco, sagrou-se campeão invicto da Copa Norte de Futebol Amador com uma goleada de 5 a 0 sobre o Santa Terezinha, de Itarana, no estádio Joaquim Alves de Souza – gols de Alezi (2), Eraldo e Balotelli. A torcida, que lotou as arquibancadas, começou a gritar “é campeão” aos 23 minutos, logo depois que Alezi marcou o quarto gol.

A campanha do Santos foi irretocável, com cinco vitórias e três empates. O time marcou 19 gols no campeonato e levou apenas quatro. E ainda teve o artilheiro da competição, o veterano Eraldo, com fez oito gols, média de um por jogo. O lateral e meia Balotelli foi eleito o jogador revelação da Copa Norte.

Com marcação alta desde o início, o Santos não deu espaço ao Santa Terezinha, que chutou somente uma bola em direção ao gol, em cobrança de falta de Petróleo aos 38 minutos do segundo tempo. Desde o início, o domínio foi absoluto do time comandado pelo técnico Francisco das Chagas Eloi, o antigo craque Eloi, de Botafogo, Vasco, Santos, Seleção Brasileira e clubes europeu.

Aos 3 minutos, Eraldo, o artilheiro da Copa, até agora com oito gols, abriu o marcar, recebendo na marca do pênalti. O Santos continuou pressionando e, aos 9 minutos, Balotelli marcou um golaço, em chute de fora da área, com a bola entrando no ângulo.

A partir desse momento, começava a se tornar missão impossível a do Santa Terezinha, já que precisaria fazer quatro gols, depois de perder o primeiro jogo, em casa, por 2 a 0. E ficou pior aos 15 minutos, quando Marcos Vinicius fez boa jogada individual e serviu para Alezi tocar na saída do goleiro Tiago, apesar de empurrado pelo zagueiro.

A vaca do Santa Terezinha foi, definitivamente, para o brejo quando, aos 23 minutos, depois que Tiago chutou a bola no travessão, Alesir pegou o rebote no bico da pequena área, pelo lado esquerda do ataque, e numa meia bicicleta, como dizem os narradores esportivos, “a la Bebeto”, marcou um gol que a Mineradora Fortuna promete eternizar colocando uma placa no estádio Joaquim Alves.

Até o final do primeiro tempo, o Santos ainda poderia ter ampliado, não fossem as boas intervenções do goleiro Tiago.

CHUTE INICIAL

Com arbitragem de Fábio dos Santos, auxiliado por Nathiely dos Santos e Alcenir Luiz, o jogo teve pontapé inicial dado pelo desportista Mazinho dos Anjos, ex-vereador de Vitória, e pelo prefeito Vander Patricio (PTB), de Itarana.

Até os 15 minutos do segundo tempo, o Santos ainda teve uma boa chance de gol com Alezi, mas Thiago fez grande defesa. O Terror do Norte diminuiu a pressão a partir daí, o Santa Terezinha teve uma única chance de gol aos 23 minutos, com Barata cabeceando rente a trave, mas, aso 43 minutos, Patrick, recebendo de Tiago, marcou o quinto gol da final. E a torcida fez uma bonita festa depois do jogo.

O goleiro Alan, capitão do Santos, homenageou o ex-ponta-direita Dilsinho, hoje com 75 anos, passando-lhe a faixa de capitão e dando a ele a oportunidade de receber a Taça da Copa Norte e erguê-la para a torcida.

FICHA TÉCNICA

Santos – Alan Faria (Marcão), Ramires (Betinho), Deivid (Caetano),  João Moura (Asafe) e Balotelli (Patrick Macaé); Corrêa, Thiago (Thiago Ferraz), Higor Santos (Wanderson) e Alezir (Kel Baiano); Marcos Vinícius (Vitinho) e Eraldo. Tecnico: Eloi.

Santa Terezinha – Thiago,  André, Edionaldo, Petróleo e Café; Eloi, Roni, Vitinho (André Nogueira) e Nildo; Izinho e Tidã. Técnico: Fernando.

A estrutura montada para a partida foi elogiada: viaturas policiais, corpo de bombeiros, ambulância semi-uti e todos os torcedores tendo as mãos higienizadas com álcool na chegada. E, quem não tinha máscara, ganhou uma.

TÉCNICO ELOI FICA

Fontes do Santos revelaram que o técnico Eloi continua no comando da equipe, pois a Copa do Norte foi apenas a primeira etapa para marcar o retorno da equipe ao futebol e ao experiente ex-atleta foi entregue a tarefa de montar uma estrutura para que o time possa disputar a Série B do Capixabão em 2022 para conquistá-la.

“Nosso objetivo é levar o Santos ao título capixaba de 2023 e representar o Espírito Santo na Copa do Brasil e no Brasileiro da Série D em 2024”, revelou o presidente de honra do clube, Enivaldo dos Anjos, hoje prefeito da cidade.

Jogos

Atlético de Vila Pavão 1×2 Santos

Santos 5×0 Atlético de Vila Pavão

Ponto Belo 1×1 Santos

Santos 2×2 Ponto Belo

Baixo Guando 0x0 Santos

Santos 2×1 Baixo Guandu

Santa Terezinha 0x2 Santos

Santos 5 x 0 Santa Terezinha

(Texto: José Caldas da Costa. Reportagem e Fotografias: Luiz Carlos Gava)