Donos de ferros-velhos presos no ES encomendavam peças de carros roubados

Quatro donos de ferros-velhos nos municípios de Vila Velha e Cariacica foram presos do dia 10 de abril até esta terça-feira (16), em uma operação da Polícia Civil contra a receptação de peças de veículos roubadas e furtadas no Espírito Santo.

A operação, batizada de “Sarcina”, teve início em meados de março de 2023 e foi concluída nesta terça-feira. Ao todo, foram expedidos oito mandados de busca e apreensão nos estabelecimentos investigados.

De acordo com a investigação, os estabelecimentos tinham registro de autorização de funcionamento, ou seja, funcionavam na legalidade, mas comercializavam peças ilegais junto às lícitas.

O esquema funcionava da seguinte forma: carros roubados ou furtados eram cortados e as peças destes veículos encomendadas pelos donos dos ferros-velhos, que as comercializavam como se fossem legais.

Dentre as peças apreendidas, foram encontrados diversos airbags, cuja revenda é proibida. Uma vez retirado de um carro, o equipamento deve ser reenviado ao fabricante, que analisará se o produto pode ou não ser reutilizado.

“Eles fazem um pacote destes veículos que são cortados e posteriormente colocam para circular no mercado aqui no Espírito Santo. Normalmente agimos coibindo ferros-velhos clandestinos, mas com a Operação Sarcina, deflagrada em 2023, atuamos contra ferros-velhos que tinham registro de funcionamento contra furto e roubo”, informou o titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), delegado Luiz Gustavo Ximenes