Prefeito quer a capital do granito na rota de voos comerciais da Azul

Essa pista de uma mineradora da região foi indicada para os pousos da Azul Conecta

Na onda do manifestado interesse da Azul Linhas Aéreas por operar voos comerciais de Linhares e de São Mateus para Belo Horizonte, com conexões aos maiores aeroportos do País, o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) oficiou ao presidente da companhia aérea, John Rodgerson, e ao vice-presidente técnico-operacional Flávio Costa pedindo que a cidade de Barra de São Francisco seja incluída na rota dos voos da empresa.

O chefe do Executivo da cidade do Noroeste do Estado, desde 2012 declarada por lei a Capital Estadual do Granito, indicou o terminal aéreo privado da Mineração Toledo, na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais, como a pista a ser utilizada para a escala dos voos da Azul Linhas Aéreas.

“A pista é homologada e o modelo que a companhia aérea anunciou que utilizará para os voos podem, perfeitamente, pousar no aeródromo da Toledo, que só precisa de adaptações no terminal de passageiros”, disse o prefeito.

Na correspondência aos executivos da aérea o prefeito enumerou uma série de dados para justificar o pleito, especialmente o fato de Barra de São Francisco ser o maior produtor de granito do Brasil e ser cidade-polo de uma reunião com aproximadamente 300 mil habitantes, considerados municípios capixabas da região Noroeste do Leste de Minas Gerais.

“O Espírito Santo produz 82% das rochas brasileiras, sendo que 59% das extrações de blocos e 45% das chapas de granito beneficiados saem de Barra de São Francisco, que responde por 57% das exportações capixabas. Isso faz de nosso município um polo de circulação de empresários o tempo inteiro. Concentramos 70% das indústrias de granito de uma região produtora de 15 municípios do Noroeste e temos o maior parque industrial por metro quadrado do setor de rochas do mundo, com tecnologia de última geração”, disse Enivaldo.

O prefeito salientou também a grande circulação de dinheiro e investimentos no município, lembrando que nos últimos oito anos foram investidos 600 milhões de dólares no parque industrial local, sendo que 90% são recursos próprios das empresas. “Estamos nos preparando para duplicar nosso polo industrial e aumentar a participação no produto semiacabado, em forma de chapas, o que agrega valor e gera mais renda e empregos no município”, acentuou.

Enivaldo dos Anjos convidou os executivos da Azul Linhas Aéreas para visitarem a cidade e conhecerem não apenas a pista de pouso disponibilizada, mas também o contexto econômico por ele mencionado.

Nesta sexta-feira (5), Barra de São Francisco vai sediar um grande encontro de lideranças políticas e empresariais para discutir a criação de um corredor logístico a ser formado pela duplicação da BR 381, entre São Mateus e Governador Valadares, pelo Centro Portuário de São Mateus, a ser construído pela Petrocity Portos, e pela Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo, que vai ligar o porto a Sete Lagoas (MG).

INTERESSE

Nas últimas semanas, a Azul Linhas Aéreas confirmou o interesse em operar voos regionais nos aeroportos de Linhares, que está em ampliação, e de São Mateus, que, inclusive, teve suas instalações vistoriadas por oficiais técnicos da Força Aérea Brasileira, que passaram 17 dias na cidade mapeando o terminal.

Desde 2019, a empresa tem falado do interesse de implantar voo de porte médio de Linhares para Belo Horizonte. No início deste mês, a empresa falou também do interesse por São Mateus, que está se projetando para se transformar num polo industrial e logístico com forte impacto sobre o Norte e Noroeste do Espírito Santo, Sul de Minas, Vale do Aço e Leste de Minas.

O equipamento a ser utilizado pela empresa na operação de Linhares é um turboélice ATR 72-600, com capacidade para até 72 passageiros. Em São Mateus, a ideia é operar com voo da Azul Conecta, para nove passageiros. Em princípio, este seria o equipamento que poderia pousar em Barra de São Francisco.