Jovem é preso com 46 máquinas de cartão de crédito ao tentar aplicar golpe em dona de casa

Um jovem de 21 anos foi preso suspeito de aplicar golpes. Um grupo se passava por funcionários de banco para furtar cartões de crédito das vítimas. A prisão em flagrante aconteceu nesta segunda-feira (31). O estelionatário estava com 46 máquinas de cartão.

A polícia chegou até o suspeito depois que uma mulher de 53 anos, moradora de Santa Bárbara, em Cariacica, na Grande Vitória, foi vítima de uma tentativa do golpe.

A dona de casa recebeu a primeira ligação do grupo por volta das 15h30 desta segunda. Uma pessoa, que se identificou como funcionário do banco que ela é cliente, relatou que cartão dela teria sido usado por alguém em São Paulo.

“Me ligaram falando que tinham passado meu cartão em uma loja de Guarulhos no valor de R$ 4.850. Eles disseram que acharam estranha aquela compra, já que moro em Cariacica”, contou a dona de casa.

O golpista ainda orientou que ela ligasse para o 0800 do cartão para confirmar que a compra tinha sido feita. Ela ligou para a central e uma pessoa, que se passou por atendente, confirmou a compra e deu orientações sobre o que fazer.

“No 0800, eles falaram que realmente tinha acontecido isso. A orientação deles era para eu cancelar o meu cartão e perguntaram se eu tinha outros. Eles me deram um código e disseram que era para colocar todos os meus cartões dentro de um envelope que uma pessoa viria buscar”, contou a mulher.

As filhas da dona de casa de casa desconfiaram da ação e ligaram para o banco que uma delas tinha trabalhado. O gerente confirmou que era um golpe e então a família ligou para a polícia.

“Nesse meio tempo, o cara me ligou e disse para eu ficar aqui na linha até o moço chegar aqui em casa para buscar o cartão. Eu fiquei na linha e enrolando ele porque já sabia que era um golpe”, explicou a dona de casa.

A mulher também combinou com os policiais e eles foram até a casa da vítima. Eles chegaram ao mesmo tempo que o golpista e o prenderam em flagrante.

Os policiais chegaram junto com o criminoso. Ele ainda tentou correr para escapar do flagrante”, revelou a delegada Rayana Bremenkamp, da Delegacia Especializada em Crimes de Defraudações e Falsificações.

Central falsa

A delegada explicou como o golpe funciona e como o suspeito simulou a ligação para a central do cartão.

“Esse golpe é uma encenação. Enquanto ela acha que está ligando para a central do cartão, o golpista está segurando a linha do telefone fixo. Nisso, ela já entra aquela musiquinha do banco e as pessoas entendem que é um telemarketing e a pessoa acaba passando a senha ou entregando o cartão para os golpistas”, contou.

Prisão

Com o suspeito, a polícia prendeu 46 máquinas de cartão e os pertences de uma idosa de 69 anos que tinha procurado a polícia depois de ser vítima do golpe. Ao todo, os criminosos sacaram R$ 25 mil dos cartões dela.

A recomendação, de acordo com a delegada, é não passar nenhuma informação pessoal por telefone. O jovem foi autuado por estelionato contra idoso e tentativa de estelionato.

Informações: G1/ES