Dose de reforço da vacina contra covid-19 será aplicada no ES a partir de setembro

A aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 na população idosa será realizada no Espírito Santo a partir de setembro, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A data exata de início não foi divulgada pela secretaria.

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (25) que a dose de reforço será oferecida no Brasil. Segundo o ministério, as doses devem ser enviadas aos estados a partir de 15 de setembro e o público-alvo são idosos com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade.

Ainda de acordo com o ministério, a vacina usada será preferencialmente a Pfizer, mas também poderão ser utilizadas as vacinas da AstraZeneca e da Janssen.

O ministério também disse que o intervalo entre as doses da Pfizer e da AstraZeneca será reduzido a partir de setembro: passará de 12 semanas para oito semanas.

“Vivemos uma realidade nova da pandemia, com riscos incrementados pela circulação de novas variantes no momento de retomada das atividades econômicas e sociais, onde a estratégia de vacinação representa ser a principal arma para mitigar o impacto de óbitos e internações de pacientes atingidos pelo SARS-CoV-2. A dose de reforço e a antecipação do limite prudencial entre doses para oito semanas irão reforçar respostas imunológicas protetoras na população”, declarou o secretário estadual de Saúde do ES, Nésio Fernandes.

A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose.

Os pacientes “imunossuprimidos” incluem por exemplo, pessoas com câncer, pessoas vivendo com HIV, transplantados e outros com o sistema imune fragilizado, o que deixa o paciente mais suscetíveis a infecções.

Informações : G1