Deputado quer duplicação da BR 381 da divisa do Espirito Santo/Minas Gerais até São Mateus

A duplicação da rodovia BR 381, entre a divisa do Espírito Santo com Minas Gerais e São Mateus, é uma das obras de infraestrutura indicadas pelo deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) ao governador Renato Casagrande como parte dos esforços para promover o desenvolvimento das regiões Norte e Noroeste do Estado.

Foram quatro indicações feitas pelo deputado, atento aos avanços dos projetos para construção do Centro Portuário de São Mateus, na região de Urussuquara, no litoral norte capixaba, e de uma nova ferrovia ligando o porto da Petrocity a Sete Lagoas (MG), e que, em sua primeira fase, margeará o traçado da BR 381.

As indicações referem-se à oferta de opções de circulação e transporte, permitindo acesso à região tanto para os negócios relacionados às atividades em torno do complexo portuário, quanto de turistas, à integração e desenvolvimento regional no Norte e Noroeste do Estado, e à oferta da distribuição de energia elétrica para as indústrias e unidades de serviços que se estabelecerão na retroárea do porto.

PRIVATIZAÇÃO

As lideranças mineiras estão mobilizadas em promover melhorias na região de influência da BR 381 e já conseguiram com o Governo Federal a garantia de duplicação e privatização da rodovia, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Porém, do trecho até Mantena nada se falou e essa é a via de integração do Leste de Minas com o Noroeste e Norte do Espírito Santo, onde ela foi estadualizada.

“Esta rodovia federal começa em São Mateus, onde é o KM 0, e termina em São Paulo. No trecho entre Belo Horizonte e São Paulo ela é duplicada e privatizada, sendo denominada Fernão Dias, e agora será duplicada também até Governador Valadares. Então, temos que aproveitar esse momento e criar o corredor até São Mateus, com forte impacto sobre todo o Norte e Noroeste”, disse Enivaldo.

De acordo com o que foi anunciado pela Petrocity Portos S.A., a primeira etapa da Estrada de Ferro Minas-ES seguirá paralela ao traçado da BR 381, desde São Mateus até Ipatinga, no Vale do Aço. Tanto a ferrovia quanto o investimento na duplicação do trecho capixaba terão forte impacto, principalmente, sobre os municípios de Barra de São Francisco, Nova Venécia e São Mateus.

ACESSOS

Deputado Enivaldo dos Anjos

Enivaldo dos Anjos também indicou ao Governo a pavimentação da ES 429, com pista dupla e piso resistente ao tráfego de caminhões, interligando a ES 010, em Urussuquara, à BR 101, num trecho de 30km. Esta é a principal ligação do futuro porto da Petrocity com a rodovia federal.

Ainda associado a essa infraestrutura, o deputado indicou ao Governo do Estado a construção de uma nova rodovia de aproximadamente 5km, como uma variante que visa a evitar o tráfego pesado na localidade de Palmito (Jaguaré), fazendo a ligação da ES 429 à BR 101, em Paulista (São Mateus).

Para permitir a distribuição de energia no polo portuário e sua retroárea, o deputado Enivaldo dos Anjos indicou ao governador Renato Casagrande a intervenção junto à EDP para que dote essa região de distribuição trifásica.

“Até hoje a rede de distribuição em Urussuquara e arredores é monofásica, o que é somente se aplica a energia rural, de baixa demanda”, disse o deputado.