Deputado prevê expansão econômica do  Sul com o Ramal Anchieta da Vitória-Minas

Marcelo Santos discursa na solenidade, ao lado de Mazinho dos Anjos, Tyago Hoffman e Xambinho

O diretor da Vale, Marcelo Sampio, apresentou o cronograma das obras e o deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) participou do evento na manhã desta quarta-feira (12), no Palácio Anchieta, quando a companhia demonstrou ao Governo do Estado o que pretende fazer para implantação de um ramal de extensão da Estrada de Ferro Vitória-Minas, com 80 quilômetros entre Santa Leopoldina e Anchieta, no litoral Sul do Estado. Mazinho fez previsões otimistas para o futuro.

“É mais uma obra estruturante do Espírito Santo, promovendo o desenvolvimento e a expansão econômica, abrindo caminho para a expansão ferroviária rumo a Presidente Kennedy, no Porto Central. Nosso Estado vive uma nova fase de crescimento baseado na logística e esse investimento vai voltar a acelerar o desenvolvimento também do Sul do Estado”, disse o deputado Mazinho dos Anjos.

A companhia fará também uma conexão de 20km para atender ao Porto de Ubu, da Samarco, uma joint-venture entre a própria Vale e a anglo-australiana BHP Biliton, com 50% de ações para cada uma. A apresentação foi feita pelo diretor de Assuntos Regulatórios da Vale, Marcelo Sampaio, que foi ministro da Infraestrutura no final do governo passado, em substituição a Tarcísio de Freitas.

EX-MINISTRO

A apresentação aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, com as presenças do governador Renato Casagrande; do vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço; representantes da empresa; lideranças empresariais; e autoridades políticas.

A empresa vem, desde 2020, realizando estudos técnicos como topografia, sondagem e análise geofísica, social e ambiental ao longo do traçado. O projeto básico já foi concluído para o trecho da linha tronco e está em desenvolvimento o trecho de conexão com Ubu. No início do próximo ano, com a conclusão dos estudos, a Vale deve entrar com o pedido de Licenciamento Ambiental Prévio junto aos órgãos competentes e também realizará estudos complementares para obtenção da Licença de Instalação.

“Avançamos muito no desenvolvimento do projeto, que vem sendo acompanhado por um grupo de trabalho coordenado pelo Governo do Estado e composto por representantes de órgãos públicos, da Federação das Indústrias (Findes), do ES em Ação e da Vale. A partir do momento em que tivermos todas as licenças e a liberação das áreas para as obras, o prazo de implantação da ferrovia é de cerca de 60 meses”, destacou o diretor de Assuntos Regulatórios da Vale, Marcelo Sampaio.

Casagrande falou ainda sobre o projeto: “A Vale é uma potência mundial que está assumindo um compromisso público de fazer a ferrovia. A partir de agora tem cronograma, prazo e todos nós podemos ajudar. Os gargalos agora são as desapropriações e licenças ambientais. Os prefeitos podem nos ajudar muito na questão das desapropriações. Vamos fazer nossa parte para dar suporte para a empresa iniciar o mais rápido possível as obras.”

Além de construir o Ramal Anchieta, a Vale se comprometeu voluntariamente a doar o projeto básico da Ferrovia Kennedy, um trecho de 87 quilômetros que liga o Ramal Anchieta ao município de Presidente Kennedy, que representa o primeiro trecho da EF-118.  O projeto básico é fundamental para viabilizar investimentos desse porte, tanto na priorização de ações junto aos órgãos públicos quanto na atração de parceiros e investimentos para sua construção. A previsão é que o projeto seja doado ao Governo do Espírito Santo em 2024.