Corregedoria investiga seis servidores por envolvimento na fuga de 21 detentos em Xuri

A corregedoria da Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus) investiga seis servidores por suspeita de envolvimento na fuga de detentos. Na última sexta-feira (03), 21 presos fugiram da Penitenciária Estadual de Vila Velha I durante o banho de sol. Até o momento, apenas seis foram recapturados.

A Sejus instaurou Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar as circunstâncias da fuga. O documento foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (07) e o prazo para apuração é de 60 dias, podendo ser prorrogado.

Até o momento, não houve afastamento de nenhum dos servidores. Por meio de nota, a Sejus enfatizou que as apurações do caso também irão apontar se houve falha no cumprimento dos protocolos de segurança ou alguma ação por má fé.

Por nota, a Sejus disse que o resultado das apurações, de acordo com a gravidade do ato, pode ocasionar em diversas penalidades, que vão desde advertência, até a perda definitiva do cargo público.

A ocorrência da fuga também foi registrada junto à Polícia Civil. A secretaria também destacou que procedimentos de segurança são realizados diariamente para impedir atividades ilícitas nas unidades.

15 detentos continuam foragidos

Seis internos foram localizados e estão presos novamente: Cássio Roberto Silva Amorim, Jonatas Soares Rangel, Luiz Carlos Evangelista Loureiro, Denilson da Silva Martins, Renan José Castro da Silva e Tiago Amaral dos Santos.

A maioria dos detentos que ainda estão foragidos cumpriam penas por roubo, tráfico de drogas e homicídio. A Sejus disse as buscam continuam para recapturar os foragidos.

Informações: Folha Vitória