Cloroquina deve ser retirada de tratamentos contra a covid-19, afirma Sociedade de Infectologia

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou uma nota onde recomenda que a “hidroxicloroquina seja abandonada no tratamento de qualquer fase da covid-19”. A afirmação foi feita após “dois estudos clínicos robustos” terem atestado a ineficácia da utilização do medicamento no tratamento precoce da doença.

O primeiro estudo citado pela entidade foi realizado nos Estados Unidos e no Canadá. Nele, um grupo recebeu a hidroxicloroquina e outro recebeu um placebo (comprimido sem qualquer efeito farmacológico). “O grupo que recebeu hidroxicloroquina não teve nenhum benefício clínico: não houve redução na duração dos sintomas, nem de hospitalização, nem impacto na mortalidade”, afirmou a SBI.

O outro estudo foi realizado na Espanha e não teria percebido nenhum benefício virológico nem clínico nos pacientes que receberam a hidroxicloroquina. “Como já haviam sido publicados estudos clínicos randomizados com grupo controle demonstrando que a HCQ não traz benefício clínico nem na profilaxia (prevenção), nem em pacientes hospitalizados, esses dois estudos completam a avaliação de eficácia e segurança do seu uso nas três fases da doença”, acrescentou a entidade.

FONTE: Agência Brasil.