ES recebe alerta de tempestades, alagamentos e deslizamentos a partir desta sexta

A frente fria que chega à Região Sudeste do Brasil nesta sexta-feira (22) deve causar chuvas torrenciais em algumas regiões do Espírito Santo, além de todo o Rio de Janeiro e litoral Norte paulista.

Há previsão de chuvas de até 100 milímetros em 24 horas, alagamentos e deslizamentos de terra. No entanto, segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em algumas regiões, o volume pode chegar a 200 milímetros de chuva até domingo (24).

Nas regiões Sul e Serrana do Espírito Santo, além disso, há a possibilidade de ventos que cheguem até 100 quilômetros por hora.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21), em uma coletiva de imprensa realizada pelo Inmet. O Rio de Janeiro deve ser o estado mais afetado.

Segundo a coordenadora do Inmet,  Márcia Seabra, o alerta é válido até o próximo sábado (23), mas pode se estender até o domingo (24).

“A partir de amanhã e no decorrer dos próximos dias esta frente fria vai avançar pela Região Sudeste e até a passagem desta frente, ainda vamos ter fluxo de umidade, vento levando umidade do oceano em direção ao Rio de Janeiro, mais precisamente a partir de amanhã”, disse.

De acordo com Márcia Seabra, os acumulados de chuva são muito grandes e os estados devem entrar em alerta.

“A gente tem estes acumulados muito grandes de chuva, que pegam desde o litoral norte de São Paulo, pegam todo o estado do Rio de Janeiro,  Zona da Mata de Minas Gerais e o sul do Espírito Santo”, afirma.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou que os maiores volumes de chuvas devem ser registrados entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado.

Em algumas áreas com chuva forte, há risco de descargas elétricas, granizo e rajadas de vento. A partir de amanhã, há previsão de acumulado muito alto de chuvas que pegam desde o litoral norte de São Paulo, todo o estado do Rio de Janeiro, a Zona da Mata de Minas Gerais e o sul do Espírito Santo.