Ossadas de mais de 100 anos são encontradas em Santuário de Anchieta

Ossadas da época da gripe espanhola são encontradas em santuário de Anchieta, ES

Restauradores descobriram um segredo de mais de 100 anos no Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta, Sul do Espírito Santo. Ossadas de pelo menos oitenta pessoas estavam, havia mais de cem anos, enterradas embaixo do piso do templo religioso, um dos mais antigo do país.

A descoberta foi feita durante as obras de restauração. Arqueólogos acreditam que sejam as ossadas sejam de vítimas da gripe espanhola, uma pandemia que ocorreu no século XX.

Os estudos arqueológicos mostraram que os corpos das vítimas foram empulhados no solo do santuário entre os anos de 1918 e 1920, quando a doença provocou a morte de 50 milhões de pessoas no mundo inteiro.

“Inúmeros ossos quebrados, esmagados e triturados mostrando corpos sobrepostos e a prática de compactuação do solo para novos enterramentos. No período da gripe espanhola havia falta de estrutura hospitalar, onde muitas pessoas dependiam de uma santa casa de misericórdia ou de favor de terceiros, ou muitas pessoas morriam em casa como acontece ainda hoje como com Covid-19”, explicou o arqueólogo Ricardo Nogueira.

Informações: G1