Guarapari sofre invasão de andarilhos e moradores de rua


Nacionalmente famosa pela beleza de suas praias, a cidade balneário de Guarapari parece estar hoje à mercê do descaso da administração pública. Depois das inúmeras denúncias envolvendo o sistema de estacionamento rotativo feito para extorquir os moradores e visitantes, começam a surgir agora denúncias sobre a má conservação das vias públicas e a permanência de moradores de rua em locais de grande circulação da cidade.

Durante o fim de semana, moradores de Guarapari se dirigiram ao deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) para denunciar o excesso de moradores de rua nas vias públicas da cidade. Em praias famosas e praças no centro da cidade, as pessoas em situação de abandono e andarilhos chegam a estender barracas de camping onde estabelecem uma moradia precária e são ignorados pelo poder público municipal.

“Estamos sendo invadidos por andarilhos e usuários de drogas. O município não nos dá uma resposta satisfatória por falta de competência ou de boa vontade”, disse um dos moradores ao definir a situação para o deputado, que já recebeu o prefeito da cidade e ex-colega de Assembleia, Edson Magalhães, no PSD.

Junto às denúncias feitas, uma série de imagens onde é possível ver diferentes moradores de rua em situação de abandono, inclusive em pontos turísticos da cidade, como a praça do antigo Radium Hotel, prédio tombado pelo patrimônio histórico da cidade.

Segundo os moradores, a fiscalização da prefeitura chegou a visitar o local para averiguar a situação e uma barraca usada como moradia foi apreendida. Sem o devido encaminhamento social, as pessoas permanecem no local mesmo sem a moradia improvisada e alegam serem apenas turistas, o que parece não ser questionado pelo poder público.

Diante das denúncias, Enivaldo dos Anjos se comprometeu em oficiar o poder público do município para que respostas sejam dadas.