Parlamentar capixaba vai a Brasília cobrar julgamento de prefeito de São Mateus ES

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) anunciou que irá a Brasília para uma visita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) onde pretende cobrar agilidade no julgamento do processo do prefeito Daniel do Açaí (PSDB), que se mantém no cargo graças a uma liminar do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador Annibal de Rezende Lima.

“É um absurdo o que está acontecendo. O município corre o risco de perder grandes investimentos em infraestrutura, como o Porto PetroCity, porque há uma crise institucional e um incompetente à frente de sua prefeitura, sem qualquer autoridade. Primeiro, o sujeito abusa do poder econômico e atropela a lei. Depois, é denunciado pelo Ministério Público por compra de votos, afastado pela Justiça de primeiro grau, afastado pelo Tribunal Regional e fica esse tempo todo para que ele saia logo do cargo”, disse Enivaldo.

O parlamentar do PSD estranha a demora no julgamento do recurso que a defesa do prefeito fez ao TSE e que vai dar caráter definitivo à decisão da Justiça Eleitoral de primeiro e segundo grau, levando à convocação de novas eleições municipais: “A Justiça Eleitoral precisa ser mais célebre, é disso que vou falar em Brasília, porque a população de São Mateus não confia nele e os empresários também não vão confiar de tratar com um sujeito desqualificado e com o mandato cassado”.

Pesa, ainda, contra Daniel do Açaí a decisão da Câmara Municipal de São Mateus, que criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar irregularidades e ilegalidades cometidas pela administração municipal.

“São tantas as evidências de que esse prefeito não tem capacidade para administrar uma cidade tão importante quanto São Mateus! Estão servindo chuchu em lugar de tilápia na merenda escolar e isso, mais do que uma irregularidade, é um crime contra o futuro dessas crianças, que vão ficar desnutridas. Tomara que não haja interferências externas para prejudicar as investigações”, disse Enivaldo dos Anjos.

A Câmara criou a CPI depois que uma investigação feita pelos vereadores Jozail do Bombeiro, Jerri Pereira, Temperinho e Ajalírio Caldeira descobriu que as empresas Multiface e GSF teriam se habilitado com documentos falsificados para concorrer e ganhar a licitação para prestar serviços de tapa buracos e poda de árvores na cidade.
Os contratos teriam sido superfaturados num acumulado de R$ 8 milhões de reais. “É assim que se comporta a administração desse prefeito Daniel, de São Mateus”, finalizou Enivaldo.