Deputado defende urbanização da orla de Praia Grande, em Fundão

1126

Em ofício ao governador Paulo Hartung (MDB), o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) defendeu a mobilização de recursos humanos, técnicos e financeiros do Governo do Estado para a elaboração de projeto de urbanização da orla de Praia Grande, principal balneário do município de Fundão, ao Norte da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Em 2011, houve uma iniciativa da municipalidade neste sentido, porém, abandonada posteriormente. Assim, Fundão continua sem infraestrutura para explorar uma de suas principais vocações, que é o turismo, pelas características especiais de seu território, sendo o único município capixaba que se estende desde as altitudes das montanhas ao litoral, com desembocaduras de rios e manguezais na retaguarda.

“Praia Grande sempre foi um balneário preferido por moradores de cidades do interior capixaba e muitos do Leste de Minas, notadamente quem mora na bacia do rio Doce, mas a falta de estrutura está afastando as pessoas em busca de outras alternativas. Com isso, Fundão perde receita e o Espírito Santo a oportunidade de oferecer uma ótima alternativa de veraneio para os turistas”, disse Enivaldo.

O ambiente costeiro da Praia Grande é caracterizado por praias formadas por enseadas de águas calmas, com cordão de dunas frontal e vegetação de restinga, resquício de mata atlântica, falésias e manguezal sobre afloramento rochoso, configurando um mosaico ecológico e étnico-cultural, conforme já acentuado em estudo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano.

“É preciso ordenar e qualificar a ocupação do litoral e sua exploração econômica, permitindo o desenvolvimento sustentável do município, com a sua valorização socioeconômica. O turismo é uma excelente fonte de renda limpa e crescente”, disse Enivaldo.

 

COMPARTILHAR