Vereadores de Guarapari criticam impacto do rotativo no turismo da cidade

Vereador Denizart Nascimento, o Zazá

A exploração do estacionamento rotativo de Guarapari foi tema de discurso para o vereador Denizart Nascimento, o Zazá (PSDB) durante a última sessão da Câmara de vereadores, quinta-feira (24).

Autor de um abaixo assinado com mais de mil apoiadores, Zazá questionou o impacto da implantação do rotativo em áreas como Praia do Morro e Setiba, na região norte da cidade.

“A cobrança de estacionamento nesses bairros espanta nossos turistas. O sujeito vem da Serra, de Vitória e já é explorado pelo pedágio que paga até chegar aqui. Quer tomar uma cerveja, comer um peixe, mas tem que ficar contando dinheiro pro estacionamento. Existem famílias que dependem do turismo e estão começando a ficar desesperadas com isso”, disse o vereador.

Ainda para Zazá, a cobrança de estacionamento rotativo nesses locais é irregular, devido à necessidade de implantação por meio de lei. “A Lei de Concessão Pública, do Congresso Nacional, exige que seja aprovada a cobrança por meio de lei e não pode simplesmente aprovar um decreto exigindo a cobrança. Isso é irregular”, disse o vereador.

Além do tucano, outros vereadores se posicionaram contrários à cobrança de estacionamento rotativo na cidade. A vereadora Kamila Rocha (DEM) foi incisiva ao cobrar maiores recursos do poder público às comunidades onde o rotativo está sendo implantado.

“Acredito que antes do rotativo chegar a Setiba seria necessário se estruturar a região norte de Guarapari”, disse a vereadora. O abaixo assinado contrário à implantação do estacionamento rotativo em áreas de Guarapari antes não previstas na lei que inaugurou o serviço na cidade foi movido pelo vereador Zazá e entregue à CPI da Máfia dos Guinchos, da Assembleia Legislativa do Estado.

O contrato entre a prefeitura da cidade e a empresa VGN, responsável pelo estacionamento rotativo, é alvo de investigações da CPI da Máfia dos Guinchos desde 2016 devido a denúncias de irregularidades no processo licitatório.