Vaninho Mendes deixa a direção do hospital de Barra de São Francisco e anuncia pré-candidatura a prefeito em Águia Branca

Vaninho Mendes

O então diretor geral do hospital Dr. Alceu Melgaço Filho, de Barra de São Francisco, Edvânio Mendes Passos, o popular Vaninho, deixou nesta segunda feira (03), o cargo de Diretor Geral do HDRC e anuncia pré-candidatura a prefeito de Águia Branca-ES.

Vaninho deixa a direção do hospital com uma imensa satisfação de missão cumprida. Seu legado foi de escutar, acolhimento e atender a todos com respeito, dedicação, carinho e amor ao próximo. Ele deixa o HDRC com muitos avanços e com a estrutura de todos os seus setores, administrativo e operacionais.

O ex-diretor, era muito querido pelos médicos, servidores em geral, inclusive tinha o carinho e o respeito pelas pessoas que procuravam o hospital para atendimento médico em sua gestão. Vaninho Mendes, sempre esteve presente no hospital de Barra de São Francisco, uma vez que, vinha pacientes de toda região Noroeste, Norte e Leste de Minas Gerais.

De acordo com Vaninho Mendes, o hospital conta com perfil clínico e cirúrgico em várias especialidades. As principais são: Clínica Médica, Cirurgia Geral e Ortopedia, 86 Leitos de Internação, 20 Leitos de Observação em Pronto socorro, Centro Cirúrgico com 4 Salas de Cirurgia + RPA, UTI com 10 Leitos, Referência em Maternidade de Baixo Risco e Pediatria, Referência para atendimento PGAS e Internação em toda a Região.

Referência

SAMU para a região e o hospital avançou com a estruturação de todos os seus setores Administrativos e Operacionais, entre eles: NIR-D, PGAS (Regulação Formativa), SCIH, NSP, UECI, Coordenação de Enfermagem, Contratos, Recursos Humanos, Faturamento, SAME, Equipe Médica, Vigilância epidemiológica, Comissão de óbitos e revisão de prontuários, Higienização e Rouparia, Manutenção, Equipe de Transporte (Motoristas e Maqueiros).

Portaria

Especialidades, ortopedia, clinica/cirúrgica, cirurgia geral, cardiologia, gastroenterologia, angiologia, neumologia, cirurgia de cabeça e pescoço, urologia, neurologia, cirurgia ginecológica, mastologia, cirurgia plástica, nefrologia total de 3.500 consultas eletivas mês e cirurgias eletivas melhorias:

Gestão de Salas Cirúrgicas (Haviam 2 salas estavam inativas), Implantação Do Mapa de Cirurgias em Nuvem, Gestão da Fila de Consultas e oferta de vagas. Aumento da Oferta de Procedimentos cirúrgicos, Aumento das Especialidades, Implantação do BATE-MAPA

Melhorias e Avanços

Faturamento da unidade de procedimentos eletivos e da UTI que não era faturado, serviços de Colangiorressonância e CPRE para os pacientes internados na Unidade.

Estruturação da Equipe do Setor de Contratos. Aumento do N° de Veículos de Transporte (eram 3 ambulâncias, com muitos defeitos e mais de 800.000km rodados, atualmente são 6 Ambulâncias).

Hemodiálise em caráter de urgência, e a Unidade não realizava o Procedimento Fora da UTI, e hoje a unidade é referência em urgência dialítica da região.

Os resultados também refletiram na oferta de atendimentos para a população. Em 2021, o hospital realizou 224 cirurgias eletivas e 1.488 consultas com especialistas. Após esse processo de organização interno promovido pelo NIR e PGAS, o hospital realizou, em 2023, 8.112 consultas e bateu a meta de cirurgias eletivas em 2022 e 2023, realizando, respectivamente, 1.477 e 2.356 cirurgias.