Vacinação contra Influenza começou nesta quarta-feira (19), em Ecoporanga

Começou, nesta quarta-feira (19), em Ecoporanga a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. O período para imunização vai até o dia 26 de maio e o dia D acontece em 13 de maio. A meta é vacinar, pelo menos, 90% do grupo prioritário. A vacinação ocorrerá na Clínica Santa Paula, na sala de vacinação, das 08hs até as 16hs.

Por determinação do Ministério da Saúde, no período da campanha deve procurar um posto de vacinação para o recebimento da dose gratuita quem faz parte do grupo prioritário. A vacina é uma das medidas mais efetivas para prevenção da forma grave de gripe e das complicações que podem surgir pela doença.

“Numa população imunizada, o número de internações por pneumonia, por exemplo, pode diminuir entre 32% e 45%. Além disso, cerca de 50% das doenças relacionadas à influenza diminuem com a vacinação”, detalhou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo.

A vacinação contra influenza ocorrerá ao mesmo tempo para todos os grupos, ou seja, não haverá divisão de grupos prioritários por semana para realização da vacinação. Neste ano, as populações alvo são crianças de 06 meses até menores 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores de saúde; pessoas com doenças crônicas, como diabetes tipos I e II em uso de medicamento e hipertensão sistêmica com presença de outras doenças; indígenas; pessoas com 60 anos de idade ou mais; professores; população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; funcionários do sistema prisional; gestantes; e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).

Os professores passaram a integrar o grupo prioritário de vacinação contra influenza este ano. Serão vacinados aqueles que atuam em sala de aula, sendo nas escolas públicas e particulares dos ensinos infantil (incluindo os berçaristas), fundamental, médio e superior. Não estão incluídos no grupo os aposentados ou licenciados, nem outros profissionais da comunidade escolar.