Suspeito de invadir cemitério e violar caixões de vítimas da Covid-19 é detido e faz exame no ES

O homem suspeito de invadir o cemitério de Vila Bethânia, em Viana, na Grande Vitória, foi detido na tarde desta quarta-feira (15) pela Guarda Municipal. Ele também fez o teste que detecta a Covid-19, já que chegou a violar caixões de vítimas do coronavírus.

O vandalismo aconteceu na madrugada de terça-feira (14). O homem arrancou cruzes, quebrou tampas de granito e violou pelo menos um caixão onde havia o corpo de uma vítima da Covid-19. Em seguida, fugiu sem levar nada.

De acordo com a prefeitura de Viana, um amigo da família do suspeito deu informações sobre o paradeiro dele.

A Guarda Municipal foi até o local, uma unidade terapêutica para tratamento de dependentes químicos, em Cariacica.

Segundo o secretário de Defesa Social de Viana, Ledir Porto, a Guarda conduziu o homem até a base em Viana, onde profissionais da saúde fizeram teste rápido para Covid, que deu negativo.

De lá, a Guarda o levou para a delegacia de Viana Sede. Na delegacia, ele assumiu o crime. Segundo o secretário, o suspeito tem passagem por outros crimes.

Em nota, a Polícia Civil disse que como não havia situação de flagrante, ele prestou depoimento e foi liberado para responder em liberdade. O suspeito também foi encaminhado para ser submetido a exame toxicológico.

De acordo com o titular da unidade, o homem será indiciado por violação de sepultura, com pena de reclusão de um a três anos e multa.

Usuário de drogas

Em entrevista nesta terça-feira (14), o secretário de Defesa Social de Viana disse que o homem é conhecido no bairro e usuário de drogas. Na mesma noite da invasão do cemitério, ele tentou entrar em duas residências na região.

O secretário lamentou que as famílias dos mortos precisem passar por esse tipo de constrangimento e garantiu que as sepulturas vão ser reparadas pela prefeitura.

Informações: G1/ES