Sino de 70 kg fabricado no século 18 é furtado em igreja do ES

Criminosos furtaram o sino de uma igreja católica no bairro Manguinhos, na Serra, na Grande Vitória. Moradores acreditam que o crime aconteceu no último final de semana.

O sino feito de bronze foi levado da Igreja Sant’anna e moradores até organizaram uma campanha pelas redes sociais para recuperar o sino, pois acreditam que quem levou pode tentar vendê-lo pela internet.

A peça pesa aproximadamente 70 quilos e foi fabricada em Portugal no ano de 1.800.

Guilherme Lima, presidente da associação de moradores do bairro, contou que o sino levado pelos criminosos foi doado por uma devota há cerca de oito anos. Na época, a igreja estava sem sino depois que o antigo apresentou uma rachadura.

Ele acredita que o crime foi cometido na madrugada do último sábado (16), porque o alarme da igreja disparou.

Sino doado após promessa

A empresária Lilian Merscher disse que o pai e a mãe são muito religiosos e doaram o sino para a igreja após uma promessa feita pela mãe.

No final de 2013, a mãe da empresária sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ficou entre a vida e a morte e prometeu que doaria o sino para a igreja se conseguisse se recuperar.

Após a recuperação da mãe de Lilian, ela e o pai procuraram e acharam o sino em Minas Gerais, em uma loja de antiguidades. O sino é todo feito em bronze e tem de 60 a 70 centímetros.

O valor pago pelo sino na época foi de R$ 5 mil, mas para a família o valor maior é simbólico, porque ele representa a cura. Hoje a mãe de Lilian tem Alzheimer e a doação foi a última coisa que ela fez ainda lúcida.

Fonte: g1-es