Sedu anuncia repasse de mais de R$ 12 milhões para escolas se prepararem para a volta às aulas

A Secretaria da Educação (Sedu) vai repassar mais de R$ 12 milhões em recursos financeiros para as escolas da Rede se prepararem para a volta às aulas presenciais.

De acordo com a secretaria, serão adquiridos itens de prevenção e controle da transmissão da covid-19. O recurso será repassado aos conselhos de escola, por meio da conta do Programa Estadual de Gestão Financeira Escolar (Progefe). A Portaria Nº 078 foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (15).

A aquisição e o recebimento dos itens para fins de prevenção à doença serão providenciados antes do início das aulas na forma presencial, que ainda não tem data definida.

As unidades escolares irão providenciar, também, um termo individual de recebimento do kit aos seus alunos e servidores. O responsável pelo aluno e os servidores da escola deverão assinar o termo, ao receber o kit.

Ainda de acordo com a Sedu, a Subsecretaria de Administração e Finanças (Seaf) da Sedu encaminhará Comunicado Interno aos Conselhos de Escolas, com orientações quanto aos itens e seus quantitativos referenciais a serem adquiridos.

Confira a Portaria Nº 078.

Volta às aulas ainda sem previsão

Durante entrevista coletiva na última sexta-feira (10), o governador Renato Casagrande destacou que as aulas continuam suspensas até o final deste mês.

“As aulas estão suspensas até o dia 31 e vamos ter que avaliar isso a partir do dia 20. Precisamos observar dia a dia e analisar os dados”, disse o governador.

Segundo a Sedu, o retorno das atividades presenciais depende de um parecer da Secretaria de Saúde, que após análise do comportamento da pandemia no Estado, vai determinar um prazo para o retorno.

Em entrevista à Pan News Vitória, nesta semana, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, falou sobre a possibilidade de as aulas presenciais retornarem em algumas regiões do Espírito Santo e em outras não. A Secretaria de Educação (Sedu) ainda vai avaliar o mapa de risco para definir como será esse retorno.

“Esse é um cenário que a gente precisa ter em mente. Ainda que a gente volte, todo mundo junto, eventualmente em alguma região pode haver uma mudança do nível de contágio e na dinâmica do vírus. E aí você não vai fechar a rede no Espírito Santo toda, ao invés de controlar apenas aquela região”, disse Vitor.

A retomada das aulas presenciais, segundo o secretário, depende do protocolo da Secretaria de Saúde e do comportamento da pandemia ao longo dos dias, por isso ainda não é possível cravar uma data para o retorno.

Informações: Folha Vitória