Santuário Nacional de São José de Anchieta é reaberto nesta quinta, 18

Fiéis e visitantes já podem agendar sua visita a um dos pontos turísticos mais antigos do Estado, o Santuário Nacional de São José de Anchieta. Após três anos de restauração quem visitar o local irá se surpreender com a grandiosidade e relevância do trabalho realizado no espaço.

A solenidade de inauguração ocorreu na manhã de hoje (18) com a presença de autoridades, representantes dos jesuítas, imprensa e moradores do município e região. Houve apresentações culturais, fala das autoridades e visitação aos novos espaços. Fiéis e visitantes já podem agendar visita no local, que ganhou outros espaços como um café e restaurante, loja e sala dos milagres.

O Santuário Nacional de São José de Anchieta, um dos mais importantes símbolos da presença dos jesuítas no Brasil, após passar por grandiosa obra de restauro e readequação, foi entregue nesta quinta, dia 18. Localizado na cidade de Anchieta, no Estado do Espírito Santo, o monumento religioso, um dos mais importantes do País, ficou em obra por cerca de três anos. O projeto envolveu serviços de conservação e restauração, além da criação de novos espaços para recepção e visitação do público.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1943, o monumento, formado pela Igreja Nossa Senhora da Assunção e pela antiga residência jesuíta, recebeu obras civis de conservação, climatização, sonorização, restauro do patrimônio arquitetônico, iluminação monumental, sistema de proteção de descarga atmosférica (SPDA), segurança e projeto de combate a incêndio.

Também foram realizados levantamentos históricos, pesquisa arqueológica, restauro da imaginária e dos objetos litúrgicos, digitalização do acervo e projeto de readequação litúrgica. Tudo para compor os antigos e os novos espaços de uso do Santuário que agora compreendem a Igreja, o centro de interpretação, o centro de documentação, o café, a loja e o Paisagismo cultural.

Destaque especial para a acessibilidade com banheiros adaptados conforme normas técnicas, sinalização em braile, intérprete em libras nos vídeos, passarelas acessíveis no paisagismo e plataformas elevatórias para que todos os visitantes tenham acesso à Cela de São José de Anchieta e ao Centro de Documentação. E, importante, todo o roteiro textual do Centro de Interpretação terá traduções para o inglês e o espanhol.

O restauro do Santuário de São José de Anchieta foi organizado pelo Instituto Modus Vivendi, integralmente aprovado pelo Iphan e efetivado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal, com patrocínios do Instituto Cultural Vale e do BNDES. O valor total do projeto foi de R$ 10,5 milhões.

Segundo o reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, Padre Nilson Maróstica, o Santuário, então revitalizado, revigora a fé do povo no santo, aumenta a devoção. “Também desperta o interesse turístico, artístico, cultural. Revitalizar o Santuário é restaurar para preservar e divulgar”, afirmou