Desde que começou a chover forte na Grande Vitória, na terça-feira (12), a Prefeitura de Vila Velha já retirou quase 60 toneladas de lixo dos canais da cidade. O lixo atrapalha o escoamento da água, que demora para baixar nas ruas e vai parar dentro da casa das pessoas.
O descarte irregular de lixo ainda é considerado um dos principais fatores responsáveis pelo alagamento de ruas e avenidas nas cidades. “Tinha sofá, madeira, garrafas pet, diversos lixos que estavam nos canais”, disse o subsecretário de serviços urbanos da prefeitura, Renzo Mendes.
Se tem lixo acumulado no canal, a água não passa direto. Todo o material jogado fica preso em grades, comportas e nas estações de bombeamento.
“Quando a gente joga esse lixo de maneira irregular, demora para escorrer. Prejudica a população, porque fica com água no seu bairro”, completou Renzo.
As estações de bombeamento drenam a água dos canais. Elas fazem o nível da água baixar, ajudando a evitar enchentes. O lixo acumulado faz com que as bombas não funcionem com toda a força.
A Prefeitura de Vila Velha atua com serviços de varrição, coleta de lixo, poda e corte de árvores. O telefone para registrar e solicitar serviços da prefeitura é o 162. Ele funciona de domingo a domingo, 24h por dia.
Fonte: g1