Prefeito que fundou PSD no Estado deixa o partido para apoiar reeleição de Casagrande

Fundador do partido em 2011 e seu presidente nos primeiros seis anos de existência, o ex-deputado estadual Enivaldo dos Anjos, atual prefeito de Barra de São Francisco, na região Noroeste, comunicou ao presidente nacional Gilberto Kassab que está deixando o PSD para poder cumprir seu compromisso de apoiar a candidatura à reeleição do governador Renato Casagrande (PSB), de quem é aliado desde 2010, quando se elegeu suplente de senador.

O comunicado foi feito no sábado (9) e, nele, o prefeito justificou que sua decisão se dá pelo fato de o partido ter candidato a governador e ele, Enivaldo, já estar compromissado com o apoio à candidatura de Renato Casagrande, devendo ser o seu coordenador na região Norte-Noroeste.

Kassab recebeu o comunicado e disse compreender a posição de Enivaldo, além de agradecer o trabalho que ele desenvolveu na implantação do PSD no Estado e na sua região. “Kassab disse que a amizade continua e que o partido estará sempre de portas abertas para mim e o nosso grupo”, disse Enivaldo

O prefeito disse que precisou tomar essa posição por questão de lealdade ao partido e ao governador: “Renato Casagrande sempre ajudou muito o município e não posso pensar individualmente, mas no coletivo. Nossa decisão de apoiar ao governador é reconhecimento da população ao que ele tem feito pelo Estado e pela cidade”.

Enivaldo disse ainda reconhecer méritos no ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon para ser candidato: “Fui deputado com o Zanon, com quem tenho boa amizade, e lamento não poder acompanha-lo. Eu tenho que pensar como pensa a maioria dos meus companheiros e no meu município. Guerino tem méritos, mas vou me afastar do PSD porque, por coerência, não posso acompanhar a candidatura do partido neste momento”.

O prefeito de Barra de São Francisco não falou sobre a saída de vereadores e mesmo de outros prefeitos do PSD na região, como Elias Dalcol (Ecoporanga) e Abrahao Lincoln (Água Doce do Norte), mas garantiu que os dois também apoiarão a reeleição de Casagrande. O partido tem cerca de 20 vereadores eleitos em 2020 na região Noroeste.