Pastor de “igreja acolhedora” recebe comenda de Direitos Humanos em Vitória

Perseguido por um grupo de ex-membros ultraconservadores, que tentaram afastá-lo da presidência da congregação, o pastor Usiel Carneiro de Souza, da Igreja Batista da Praia do Canto, recebeu da Câmara de Vitória a Comenda Ewerton Montenegro Guimarães, concedida a personalidades que tenham se destacado na luta pela defesa dos Direitos Humanos.

A indicação foi do veread or Vinicius Simões (PSB), que jusfificou a comenda: “O pastor Usiel lidera uma igreja que acolhe a muita gente.Dedica-se ao serviço pastoral na Igreja Batista da Praia do Canto, especialmente preocupado em tornar sua comunidade de fé um espaço de acolhimento e respeito ao ser humano”.

O pastor Usiel apenas comentou que estava feliz ao receber a comenda, mas que a honraria não era dele, e sim de sua congregação. “Apenas pregamos e procuramos viver o evangelho que Jesus Cristo nos ensinou. Se a cidade percebe isso, os mérito são da igreja”, disse o pastor.

Bacharel em Teologia e Mestre com ênfase em desenvolvimento de pessoas, graduado em Administração e especialista em Gestão pela UFES, Usiel Carneiro tem título de especialista em liderança concedidos no Havaí e na Índia.

Atua ainda como palestrante e também integra o Conselho de Administração de uma instituição financeira cooperativa do Espírito Santo.

Pastor João Marcos: ex-morador de rua, tem projeto de acolhimento a pessoas na mesma condição

Na mesma sessão solene realizada nesta quinta-feira (23), alusiva às comemorações do Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, o vereador Vinicius Simões homenageou outro pastor, que também tem seu trabalho apoiado pela Igreja Batista da Praia do Canto, que é a mantenedora da uma fundação que atende a mais de 250 crianças na região de São Pedro.

Nascido em Curitiba (PR), o pastor João Marcos Valvassori Ferreira recebeu o título de Cidadão Vitoriense. Bacharel em Teologia e Pós graduado em Missiologia Contemporânea, João Marcos foi morador de rua e atualmente lidera um projeto no Território do Bem, em Vitória, voltado para cuidar de pessoas em situação de rua.

“Seu trabalho tem ressignificado a vida de inúmeras pessoas, oferecendo esperança e novos rumos”, disse o vereador. (Da Redação)