A partir do próximo domingo (17/05/2020), os passageiros que utilizam os ônibus do sistema Transcol não poderão mais utilizar dinheiro para pagar a passagem. O pagamento deverá ser feito exclusivamente por meio de bilhetagem eletrônica, com o Cartão GV. A medida tem como objetivo retirar o dinheiro de circulação dentro dos coletivos, já que ele pode ser um vetor de trasnmissão do novo coronaírus.
O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (13/05/2020) pelo governador Renato Casagrande, durante pronunciamento. Segundo Casagrande, os cobradores serão afastados temporariamente de suas funções, por um prazo de 60 dias, mas continuarão recebendo seus salários e poderão exercer outras ocupações.
“Fizemos um entendimento com os sindicatos dos rodoviários e das empresas. Os cobradores terão a manutenção de seus contratos, utilizando a legislação federal que permite que a empresa possa manter um vínculo e reduzir o salário e tenha uma complementação por parte do governo federal desse salário. Ninguém será afastado ou demitido de suas atividades. Alguns cobradores cumprirão o papel de vender cartão nos terminais”, destacou o governador.
Casagrande frisou que, além de evitar a circulação de dinheiro dentro dos coletivos, a medida visa preservar os cobradores. “Dinheiro é vetor para o contágio. E a gente também retira o trocador de dentro do ônibus, que é uma segurança para ele e também é menos uma pessoa dentro de um ônibus. É mais segurança para todo mundo”.
O Cartão GV é vendido nos terminais de ônibus da Grande Vitória e também em farmácias e outros estabelecimentos comerciais, além de unidades móveis. “Quem ainda não tem o cartão, passe a adquiri-lo. É fácil adquirir. Muitos locais vendem esse cartão. Você coloca um saldo de crédito para poder utilizar a partir de domingo, quando não teremos mais cobradores nos ônibus”, afirmou o governador.
Saiba onde adquirir o Cartão GV!
Fonte: folhavitoria