Pandemia deve alcançar muitos bairros da periferia do Espírito Santo ainda nesta semana

Ainda nesta semana, e ao longo da próxima, a pandemia do novo coronavírus deve alcançar muitos bairros da periferia do Espírito Santo. O alerta foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em coletiva de imprensa virtual na manhã desta terça-feira (5).

“O ritmo da pandemia cresceu em todo o País. O vírus foi importado e chegou com prevalência maior nas classes A e B. Porém, com a transmissão comunitária atingiu a periferia.

O fato concreto é que a covid-19 já alcançou os bairros populares e caminha, nesta semana e na próxima, para mais casos em bairros populares, principalmente de Vila Velha e Cariacica. Isso é um alerta”, destacou o secretário.

Ele lembra que na cidade de Serra e em Vitória já há uma uma transmissão comunitária sustentada nos bairros periféricos. “Em Vila Velha, ainda há uma concentração maior nos bairros de classe média alta. Porém, a transmissão para a periferia da cidade é um alerta e, por isso, o isolamento social deve ser intensificado para que haja a ruptura do processo de transmissão”, afirmou.

Fernandes explicou que esse fenômeno é natural neste momento em todo local onde haja casos de covid-19. Por isso, o governo do Estado vai monitorar migração da doença para os bairros populares.

PUNIÇÃO

O secretário de Estado da Saúde informou, ainda, que estão previstas penalidades para quem não respeitar as medidas de distanciamento. “Estamos sendo estudadas formas para que as forças policiais possam avançar nessas penalidades, mas queremos contar com a população para que as medidas penais não sejam necessárias. Precisamos que todos respeitem as normas”.

Segundo o secretário, a taxa de isolamento social em todo o Espírito Santo varia de 48% a 50%  e o ideal seria acima de 55%.

Fonte: folhavitoria