Palmeiras x Botafogo: Confronto da primeira rodada marca encontro dos dois times que mais gastaram na última janela de transferências

Protagonistas de grandes duelos nos últimos anos, Palmeiras e Botafogo se enfrentam neste Domingo, às 16:00, no Allianz Parque, em partida válida pela primeira rodada do Brasileirão 2025. Apesar do momento conturbado das equipes, o Verdão e o Alvinegro Carioca chegam para o jogo como os times que mais investiram em 2025.

Líder na lista dos gastos, o Palmeiras desembolsou cerca de 417 milhões de reais.

Priorizando reforçar o ataque, a equipe paulista trouxe Paulinho, do Atlético Mineiro, por 18 milhões de euros, Facundo Torres, uruguaio que atuava pelo Orlando City, por 12 milhões de dólares e Vitor Roque, que estava emprestado pelo Barcelona ao Real Bétis, por 25.5 milhões de euros, tornando-se a maior compra do futebol brasileiro.

Também chegaram ao clube o volante Emiliano Martinez, o zagueiro Micael e o meia Lucas Evangelista, por 7.5 milhões de dólares, 6 milhões de dólares e 4 milhões de euros, respectivamente.

Já o Botafogo, atual campeão brasileiro, também não poupou esforços para fortalecer seu elenco.

Após a saída de Luiz Henrique e Thiago Almada, dois dos principais jogadores do ano passado, o Fogão gastou cerca 380 milhões de reais para trazer novos nomes ao plantel.

Santiago Rodriguez, 15 milhões de dólares, Jair, 12 milhões de euros, Artur, 10 milhões de euros, Rwan Cruz, 8 milhões de euros e Nathan Fernandes, 7.5 milhões de dólares, são os mais caros. Além deles, Leo Linck, David Ricardo e Elias Manoel também reforçam o glorioso.

Para a janela do meio do ano, o Fogão acertou a chegada do volante Wendell, e pagará cerca de
20 milhões de euros ao Zenit, da Rússia.

Mais do que a vitória no Domingo, os times visam a recuperação na temporada, tendo em vista o começo ruim de ambos. O Palmeiras ficou com o vice Campeonato Paulista, e Abel Ferreira, treinador da equipe, vive o maior momento de pressão desde sua chegada. Vale lembrar que ano passado o verdão não conseguiu conquistar nenhum título importante. Por outro lado, o Botafogo viveu um 2024 mágico.

No entanto, após a saída do treinador Artur Jorge, o clube passou por dificuldades no início deste ano. Perdeu a Supercopa para o Flamengo, foi vice da Recopa para o Racing e não conseguiu se classificar no campeonato carioca.

Porém, Renato Paiva, novo comandante do Glorioso, vem de um longo período de treinamentos com a equipe antes de fazer sua estreia oficial, em São Paulo.

Por: Eduardo Moure