Ônibus sem circular até dia 12 de abril e comércio três vezes na semana na Grande Vitória

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta sexta-feira (02), o 49º Mapa de Risco. Na nova matriz de risco, 37 municípios do estado estão em Risco Extremo, 39 no Risco Alto, 03 no Risco Moderado e nenhum no Risco Baixo. Entre as principais medidas, Casagrande anunciou que o transporte público continua suspenso até o dia 12 de abril nas cidades classificadas no Risco Extremo. Nas cidades de risco extremo, o comércio poderá funcionar três vezes por semana.

As restrições para os 37 municípios em risco extremo, incluindo a Região Metropolitana da Grande Vitória:

Ônibus: Transporte público fica suspenso até o dia 12 de abril em todo o Estado, mas depois nas cidades classificadas em risco extremo, os ônibus vão circular até as 22h nos dias de semana e não irão circular nos finais de semana e feriados. Os ônibus intermunicipais poderão funcionar com até 50% da capacidade. Ônibus interestaduais continuam suspensos.

Comércio: o comércio de rua funcionará três dias na semana (quarta, quinta e sexta-feira) das 10h às 18h, com exceção dos serviços essenciais.

Shoppings: vão poder funcionar três vezes na semana (quarta, quinta e sexta-feira) das 12h às 20h

Supermercados: podem funcionar até as 20h em dias de semana, no entanto, ficarão fechados aos domingos e feriados. Serviços essenciais podem funcionar após as 20h, como farmácias

Bares e academias: vão continuar fechados

Efeitos do fechamento total

No domingo, a gente concluiu um período de quarentena, serão 18 dias. Ela foi definida por nós como forma de reduzir a transmissão do vírus. Isso vai ser notado daqui a pouco porque o efeito de uma quarentena demora um pouco mais de tempo, isso porque as pessoas que não foram contagiadas deixarão de fazer uma pressão sobre o sistema de saúde. Definimos a quarentena para que pudéssemos reduzir a internação de hospitais de outras enfermidades. Isso mostrou um resultado efetivo. Um dia após o início da quarentena, nós, em clínicas médicas tínhamos regulado 21 procedimentos e meio nesses 19 dias. Do dia 20 de março a 31 de março, essa média caiu para 14 procedimentos e meio a cada dia. Isso provou que a gente conseguiu aliviar e reverter leitos para covid.

Retorno do mapa de risco

Estendemos até domingo e disse que, a partir de segunda-feira, nós começaríamos novamente a seguir o mapa de risco. Tomamos uma decisão na quarentena abrangente, que fez efeitos no Estado todo. Nós precisávamos tomar uma atitude com relação a tentativa de redução de transmissão. A partir de segunda-feira, 5 de abril, voltaremos a definir nossas atividades de acordo com a classificação de risco dos municípios.

Segue transporte público suspenso

Mesmo seguindo a matriz de risco, desta semana que vai iniciar na segunda-feira, nós manteremos na semana que vem o transporte público suspenso. Suspenso até 12 de abril na região metropolitana. O transporte é foco de aglomeração e interação. Voltaremos no dia 12 na região metropolitana com alguns horários diferenciados de acordo com algumas atividades. Ônibus intermunicipais poderão funcionar com 50% de sua capacidade. Mas manteremos suspensos os ônibus interestaduais. Viagens de ônibus de outros Estados estarão suspensas até o dia 11 de abril.

37 cidades em risco extremo inclusive Grande Vitória

Na classificação do mapa de risco, temos dois municípios em risco moderado: Conceição da Barra e Ibitirama. Nós teremos 37 municípios em risco extremo. como os da região metropolitana, com todos os cinco da Grande Vitória. Na região da Grande Vitória, quando dois estiverem em risco maior, os demais acompanham os de risco maior pois é uma região conturbada. O mapa está praticamente vermelho e roxo mostrando a gravidade da situação, a intensidade da doença e do contágio no Espírito Santo.

Classificação toda sexta

Este mapa nos orienta a partir de segunda-feira e a cada sexta-feira vamos apresentar um novo mapa. Nós faremos uma avaliação mas quando entrar nessa classifição de grau alto e extremos, deixaremos por 14 dias. Toda sexta-feira faremos esse trabalho de detalhar a situação de cada município.

Risco moderado

Atividade do comércio funciona de segunda a sábado. Bar e restaurante podem funcionar de segunda a sábado até 10h da noite e domingo até às quatro da tarde. O que está proibido são aglomerações, festas, shows.

Risco alto 

Nós já definimos as medidas e serão publicadas em portaria, amanhã, sábado. Bares estarão fechados. Restaurantes podem funcionar até às 16h. Comércio de rua funciona de 10h até às 18h. Shoppings, de meio-dia até às 20h.

Escala para acessar transporte público

Vamos recomendar que os trabalhadores da indústria possam acessar os ônibus até às 7h da manhã. Que os serviços acessem das 7h às 9h e que o comércio das 9h às 11h.

Comércio em cidades de risco alto

No risco alto, aos domingos as atividades ficam fechadas, com exceção das essenciais. O comércio funciona de segunda a sábado. No sábado, o comércio funciona até às 16h nos municípios de risco alto.

Risco extremo

Nessas cidades, o comércio vai funcionar três vezes por semana: quarta, quinta e sexta no horário das 10h às 18h e shoppings de meio-dia às 20h.

Supermercados no risco extremo

No risco extremo, supermercados funcionarão até 20h. Estarão fechados aos domingos e feriados.

Transporte público no risco extremo suspenso nos finais de semana e feriados

Não teremos transporte público nos finais de semana e feriados.

Recolhimento depois das oito da noite

O sinal está claro. Depois das oito horas, deveremos ter recolhimento efetivo em nossas casas para reduzir a interação, mesmo com serviços essenciais. Supermercado até às oito da noite. Às oito da noite, deveremos ter um recolhimento em nossas casas. Depois das oito, só aqueles serviços diferenciados como farmácias ou algum atendimento na área de Saúde, que é emergencial.

Mudança de funcionamento de supermercados

Domingos e feriados, supermercados fechados. Voltamos com os supermercados fechados nos feriados. Nós mudamos essa semana, por causa da antecipação de feriados feita por Vitória, e para não afetar o abastecimento das pessoas num corre-corre para os supermercados. Mas voltamos a fechar os supermercados nos feriados durante o risco extremo.

Ônibus só até dez da noite

Ônibus não rondarão em risco extremo no sábado e no domingo. Eles irão parar a partir das 10 da noite. Não teremos Transcol circulando depois das 22h nos municípios com risco extremo.

Testes rápidos 

Também é bom reforçar outras medidas no sentido da gente reduzir o contágio. Já distribuímos 60 mil testes rápidos tipo PCR que identifica o vírus ativo. Nós ganhamos. Tivemos o repasse da Organização Pan Americada da Saúde (Opas). Compramos 250 mil e já distribuímos 60 mil. Vão chegar mais 190 mil testes. Eles serão distribuídos aos municípios. Essa semana, iremos entrar em contato com os prefeitos para que ajudem a gente a isolar os casos ativos e termos condições de reduzir as transmissões.

Informações: Folha Vitória