Novas regras para tirar CNH começam a valer nesta segunda

Passar a valer a partir desta segunda-feira (16) a redução na quantidade de aula para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão do governo federal foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) em 17 de junho deste ano.

Entre as principais alterações para quem vai tirar a CNH na categoria B —  que é permissão para dirigir carros, está o fim da exigência de uso do simulador nas autoescolas. A partir desta segunda, o uso do aparelho passa a ser facultativo. Por causa desta mudança, o número de horas/aulas obrigatórios será reduzido, de 25 para 20 horas.

A determinação do governo também inclui mudanças para obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), que é a permissão concedida aos condutores de motos com até 50 cm³, popularmente chamadas de cinquentinhas.

A começar nesta segunda-feira, pelos próximos 12 meses quem quiser guiar cinquentinhas poderá agendar as provas sem a necessidade de fazer as aulas. Mas caso o condutor seja reprovado, terá que passar por aulas práticas. A partir de 2020, volta a exigência das aulas. Porém em quantidade reduzida, de 20 para apenas 5 horas/aulas.

Informações: Folha Vitória