“Nós não escondemos nossos mortos”, diz secretário de Saúde do ES sobre recontagem de casos da covid-19

O secretário de Estado de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, se pronunciou sobre a decisão do Ministério da Saúde de fazer a recontagem do número de casos e de mortos por Covid-19.

“Nós não escondemos nossos mortos, nem falseamos o dados. Choramos e nos solidarizamos às famílias de brasileiros e brasileiras que perderam entes queridos”, declarou o secretário, pelas redes sociais. “O Brasil é uma casa em luto”.

Nésio se posicionou depois que o Conselho Nacional de Secretários de Saúde reagiu com indignação à declaração do empresário Carlos Wizard, futuro secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.

Wizard disse, em entrevista ao jornal O Globo, sobre os casos de Covid-19 em todo o Brasil, que “o número que temos hoje está fantasioso ou manipulado. Tinha muita gente morrendo por outras causas e os gestores públicos, puramente por interesse de ter um orçamento maior nos seus municípios, nos seus estados colocavam todo mundo como Covid”.

O empresário também acusou estados e municípios de inflar os números para “conseguir mais recursos públicos federais”.

Nota

Na nota repudiando a declaração do secretário, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde afrma que Wizard revela uma “profunda ignorância sobre o tema” ao afirmar que Secretários de Saúde falseiam dados sobre mortes por causa da Covid-19. A entidade diz ainda que o secretário “insulta a memória de todas aquelas vítimas indefesas desta terrível pandemia e suas famílias”.

O Conselho afirma que “a tentativa autoritária, insensível, desumana e antiética de dar invisibilidade aos mortos pela Covid-19, não prosperará”. E continua: “Nós e a sociedade brasileira não os esqueceremos e tampouco a tragédia que se abate sobre a nação”.

O próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) admitiu, neste sábado (6), pelas redes sociais, que o governo federal vai mudar a forma de divulgar os dados da Covid-19 no país.

Informações: G1/ES