“O índice de transmissão é muito grande. Durante um dia a gente registra perto de 12 mil pessoas infectadas. São recordes atrás de recordes de pessoas infectadas. A ômicron consegue um nível de infecção muito alto. Estamos nesse momento, uma taxa de transmissão perto de quatro. Uma pessoa está infectando quase quatro outras pessoas”, disse o governador.
Casagrande recomendou ainda que as cidades que mudaram de classificação adotem a cobrança do comprovante de vacinação.
“Com base nesta realidade, da quarta onda da pandemia, de evolução rápida da transmissão e mais lenta do óbito, nós temos que tomar medidas novas e vamos discutir na semana que vem com entidades da sociedade medidas que podemos adotar, mas, desde já, a nossa recomendação é para os municípios que migraram para o risco moderado: empreendedores, passem a exigir o passaporte da vacina em restaurantes e bares. Hoje, ele é uma exigência em ambientes fechados, como casamento e shows”, pediu.
O governador citou como notícias positivas a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso da CoronaVac em crianças e adolescentes e a ampliação da oferta de testagem no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.
“Temos condições de avançar muito na vacinação de crianças com a CoronaVac a partir de amanhã”, explicou.
Casagrande também disse que as medidas de combate à pandemia podem mudar a partir de uma reunião que será realizada na próxima semana.
“Na semana que vem a gente se reúne com representantes da sociedade para ir mudando as medidas qualificadas de acordo com a realidade desta nova onda da pandemia e ir protegendo a sociedade capixaba”, finalizou.