Moradores de Mantena precisam se conscientizarem a não jogar lixo pelas ruas

A população de Mantena é sabedora de como o atual prefeito João Rufino (PSB), encontrou o município. Lixo para todos os lados, entulhos e várias ruas cheias de mato sobre os calçamentos e até ruas sem calçamento. Pois bem, foi feito um esforço muito grande por parte do prefeito e sua equipe de governo para recolher o lixo, entulho e limpar as ruas da cidade.

Não foi fácil para a administração limpar a cidade que estava abandonada em termos de limpeza pública, sem contar que veículos e maquinários estavam estragados na garagem da prefeitura e precisavam de concertos e reparos.

Foi feito um esforço tremendo para recuperar veículos e maquinários para que a administração pudesse deixar a cidade, distritos, povoados, entre outros com um novo visual, inclusive para melhor.

A população elogiou o prefeito e sua equipe por ter recolhido o lixo e entulho em tempo recorde. Acontece que a falta de conscientização nas pessoas é o grande fator dos problemas com o lixo jogado nas ruas em Mantena.

Parece, inclusive que é algo enraizado, você percebe quando as pessoas estão andando, por uma ação automática, jogam os lixos nas ruas, mesmo tendo as lixeiras próximo delas. Em Mantena tem um cronograma de recolhimento de lixo, ou seja, tem os horários certos em que os funcionários com os carros passam recolhendo o lixo, mas mesmo assim continuam jogando lixo pelas ruas da cidade.

É preciso alertar sempre as pessoas da cidade e interior para que isso encaixe na cabeça e que a ação automática não seja jogar o lixo na rua, mas sim encontrar uma lixeira próxima para colocar o lixo no lugar certo.

Muitas pessoas jogam lixos em rios que abastecem regiões inteiras. Nesse cálculo, entra também o lixo jogado nas ruas, aquele que entope bueiros e galerias de águas pluviais, provocando enchentes desastrosas na época das chuvas.

Muitas das vezes o lixo é lançado nas encostas e nos cursos d’água e, quando chove, a força d’água e o volume do lixo provocam graves desabamentos, o que vemos quase sempre na televisão.

Os problemas causados pelo lixo:

O lixo que o ser humano produz e joga no planeta todos os dias é um risco muito sério à saúde de todos os seres vivos e do planeta em si. São bilhões de pessoas morando no planeta Terra. Dê uma olhada na lixeira da sua cozinha. Repare o quanto aquele lixo aumenta todos os dias.

Depois, tente imaginar que cada uma das famílias do mundo (esses bilhões de pessoas) faz a mesma coisa, diariamente. Dá para imaginar o tamanho do lixo? Veja alguns dos problemas que o lixo pode causar:

O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atraem baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifoide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose.