Mulheres ocupam metade do secretariado em cidade do Noroeste

Delma Ker, a mais votada na eleição direta, foi a escolhida para a Educação e Grasiele Marques vai comandar a nova Secretaria de Esportes

Delma Ker já foi secretária anteriormente e foi a escolhida na lista tríplice; Greisiele Marques é estreante na vida pública.

Por José Caldas da Costa

Com a definição das novas secretárias de Educação e de Esportes, o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) fechou o secretariado municipal em Barra de São Francisco com 47% de representação feminina, um recorde sem precedentes na política do Estado. Outra novidade é a predominância de pessoas mais jovens, muitas delas nunca tendo assumido funções públicas.

“Precisamos oxigenar a política do município. Tem muita gente jovem querendo trabalhar pela cidade e sem oportunidade. O ambiente político é muito dominado pelos homens. Dividimos a equipe e colocamos a metade nas mãos das mulheres. Precisamos criar novas lideranças”, disse o prefeito Enivaldo dos Anjos, que nomeou 15 secretários desde que tomou posse no dia 1º de fevereiro. A novidade mais recente é a criação da Secretaria de Esporte e Lazer, que saiu de dentro da Secretaria de Turismo para se tornar uma pasta independente.

As duas novas secretárias – Delma Ker, da Educação, e Grasiele Marques, de Esporte – foram anunciadas na manhã desta quarta-feira (27) e já tomaram posse à tarde na Secretaria de Administração e Recursos Humanos para começarem a trabalhar. Grasiele Marques é vice-campeão estadual de handebol feminino, título conquistado com a equipe formada por atletas de Barra de São Francisco no campeonato de 2019, o último que houve.

ELEIÇÃO DIRETA

Prevaleceu a vontade da maioria dos votantes na eleição direta que escolheu a lista tríplice apresentada pelo secretário de Administração, Elcimar de Souza Alves, ao prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), e a mineira Delma do Carmo Ker e Aguiar, 48 anos, casada, mãe de dois filhos, foi escolhida para ocupar a Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Francisco.

Delma Ker já havia ocupado o mesmo posto nos dois últimos anos da gestão anterior, de Alencar Marim (Podemos), que não se candidatou à reeleição e apoiou a candidatura de Enivaldo. O nome de Delma foi homologado por uma comissão constituída pelo prefeito Enivaldo dos Anjos para analisar as propostas apresentadas pelas três candidatas ao cargo, integrantes da lista tríplice: além de Delma Ker, estavam concorrendo Magda de Almeida Rezende e Laucenir Alves de Souza.

Delma Ker já havia liderado a lista tríplice com 39,6% dos 202 votos válidos (65,7% dos eleitos aptos compareceram à votação não obrigatória), seguida de Magda Rezende (31%) e Laucenir Alves de Souza (24%), mas o que definiu sua indicação foi o projeto apresentado à comissão, o primeiro a ser entregue.

“Eu fiquei muito feliz pela participação de todos os cinco candidatos que se inscreveram e dos votantes. Numa eleição em que o voto não é obrigatório, tivemos 65% de comparecimento espontâneo. Isso é uma demonstração de que os educadores queriam participar e cumprimos nosso objetivo”, disse Enivaldo.

ATLETA NO ESPORTE

Quando anunciou a criação da Secretaria de Esporte e Lazer, o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) comunicou que quem a ocuparia seria uma pessoa “com a alma do esporte amador” para dar uma sacudida no setor. Nesta quarta-feira (27), ele anunciou o nome escolhido: Graziela Marques, 36 anos, atleta desde os oito anos de idade, com destaque no handebol e entusiasmo que passa para a filha de 13 anos.

Natural de Mantena (MG), há 19 anos Grasiele mora no Espírito Santo e há 16 trabalha na Fortuna Granitos, onde começou como recepcionista, passou por todos os setores da empresa e respondia pela área de vendas externas. O amor pelo esporte aprendeu com o pai, Juarez Marques, que era árbitro de futebol de campo e futsal e tinha um time amador em Mantena.

“Desde pequenininha eu acompanhava meu pai nos jogos. Sempre gostei de todos os esportes e do futebol, inicialmente, por causa de meu pai. Com oito anos de idade eu comecei a ir para o polivalente acompanhar treinos e jogos do time de handebol. O professor deixava eu entrar na quadra e isso me incentivou. Também comecei a praticar atletismo. OU seja, minha vida inteira foi vinculada ao esporte, nunca bebi e nunca fumei”, conta a secretária.

Quando Grasiele chegou a Barra de São Francisco, não havia handebol na cidade e ela logo começou a arregimentar meninas para formar um time e a modalidade hoje é destaque na cidade. Em 2019, com Grasiele comandando e jogando, a sua equipe foi vice-campeã estadual, perdendo a final para a equipe comandada pela técnica Kátia Amanajás, professora de educação física e principal referência do handebol capixaba.

Por falta de apoio da municipalidade, a equipe de Barra de São Francisco na verdade foi inscrita na Federação Capixaba de Handebol como Alcsies/Faeg Itaguaçu. “Mas agora vamos federar a nossa equipe e Barra de São Francisco vai ter representante”, disse a secretária, acrescentando: “O esporte só faz bem para as pessoas e as cidades. Tira as crianças e jovens do risco da criminalidade”.

A indicação de Grasiele para a Secretaria Municipal de Esportes não é incidental, mas fruto das observações do próprio prefeito, que há dez anos acompanha o trabalho dela. “Nunca tivemos patrocinadores e as meninas que jogam, geralmente, são de famílias mais pobres. Mas há cerca de dez anos procurei o Enivaldo e ele começou a nos ajudar, pagando o transporte do time e fomos crescendo. Alimentação eu conseguia com as empresas de granito e foi assim que sobrevivemos e chegamos a ser a segunda força do Estado”, disse Grasiele.

Mas o handebol não será o único foco da nova secretária de Esportes: “Vamos fazer um grande movimento na cidade, ouvir as pessoas sobre os que elas querem. Eu também pedalo, vamos movimentar os ciclistas, o futebol, resgatar o motocross, incentivar o voo livre, as atividades recreativas, com a promoção de grandes caminhadas. Vamos promover provas de rua, quem sabe uma corrida entre Barra de São Francisco e Mantena para reforçar os laços fraternos entre as duas cidades. Vai ser a Dez Milhas da Integração. O prefeito quer a revolução do esporte e vamos fazer”, disse a nova secretária.

Como o esporte é contagiante, Thalita, a filha de 13 anos de Grasiele, já é destaque também no handebol e, antes de chegar a pandemia, foi convidada para jogar pela melhor equipe do Estado, do Colégio Castro Alves, com bolsa de estudos integral.

SECRETARIADO

– Elcimar de Souza Alves – Administração e Recursos Humanos;

– Israelle Cândido – Cultura e Turismo

– Marianne Cavalcante – Obras e Urbanismo;

– Valmer Francisco Simões (Cap PM) – Defesa Social e Guarda Municipal;

– Isaque Antonio da Silva – Serviços e Limpeza Pública;

– Guilherme Silva Fernandes – no Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos.

– Shirley Teixeira Ribeiro – Mulher, Habitação e Assistência.

– Clemilda José Satil Sala – Fazenda, Patrimônio e Controle.

– Lislei Moreira Batista Medeiros – Meio Ambiente.

– Rodrigo Falcão Nogueira – Interior e Transportes

– Arilson Fábio Profiro – Agricultura

– Rui Ribeiro Borges – Comunicação

– Delma Ker – Educação

– Grasiele Marques – Esporte e Lazer

– Procurador Geral – Elvécio Andrade

– Chefia de Gabinete – Márcia Profiro(*)