Jacarés são soltos na natureza após polícia resgatá-los de cativeiro em Meaipe

Oito jacarés-de-papo-amarelo foram soltos em uma lagoa da Serra, no Espírito Santo, nesta sexta-feira (10). Os filhotes foram resgatados em uma casa, em Meaípe, no município de Guarapari, após uma denúncia anônima.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, os animais foram encontrados quando uma equipe foi até uma região de mata em Guarapari para checar uma denúncia de desmatamento irregular.

Em uma casa, foram resgatados os jacarés e pássaros considerados silvestres. As aves estavam na parte da frente da casa e os jacarés, nos fundos, em uma caixa com água

Todos os animais estavam sob a posse de um casal, que não apresentou à polícia nenhum tipo de autorização.

“A gente questionou sobre a documentação daqueles animais silvestres que a gente tinha identificado. Como eles não tinham a documentação, foi feito um termo de compromisso no local e recolhimento dos animais”, explicou o sargento da Polícia Militar, Mário César Gonçalves.

O dono da casa foi autuado e vai responder criminalmente por manter animais silvestres em cativeiro. Ele disse à polícia que pegou os animais para evitar que uma outra pessoa os soltasse em uma lagoa próxima à residência.

“Eles sabiam que é proibido, mas, como moram em frente a uma lagoa, apareceu uma pessoa que eles não conhecem e que queria fazer a soltura [dos animais]. Eles pegaram para não fazer essa soltura em local inadequado”, disse o sargento.

Depois de resgatados, os jacarés recém-nascidos foram tratados e receberam um chip para que sejam acompanhados pelo Projeto Caiman, em Vitória.

“Esse momento é importante porque hoje eles ganharam uma carteira de identidade animal, então de hoje até o final da vida deles, o Projeto Caiman vai monitorar e proteger os animais na natureza”, disse o coordenador do projeto, Yhuri Cardoso Nóbrega

Mesmo com todos os cuidados, um dos jacarés não resistiu. “Eles chegaram aqui em uma condição de maus-tratos, muito debilitados”, lamentou Yhuri.

Essa espécie de jacarés é a única que aparece no Espírito Santo. Yhuri acredita que, se não fossem recuperados, eles seriam encaminhados ao tráfico de animais.

De acordo com o tenente-coronel Cosme, comandante do batalhão da Polícia Militar Ambiental, de janeiro a maio deste ano, já foram resgatados mais de 1.700 animais. Entre eles, 16 jacarés.

Denúncias sobre animais silvestres em cativeiros ou sofrendo maus-tratos podem ser feitas em anonimato pelo 181.

Informações: G1/ES