Homem morre durante voo de parapente em Alfredo Chaves

Um praticante de parapente morreu durante um voo, realizado em Alfredo Chaves, na região Serrana do Espírito Santo. Testemunhas contaram que, durante uma manobra, o equipamento se fechou. Ele foi resgatado de helicóptero, mas não resistiu.

A vítima foi identificada como Wanderley Nilo Barata, 39 anos. Ele caiu quando praticava voo de parapente na manhã de domingo (20), na rampa de Cachoeira Alta. Para o resgate, foi acionada a equipe do Notaer. No local, um dos tripulantes desceu de rapel. Após o resgate, a vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, que tentaram reanimar o praticante do voo. Posteriormente, ele foi levado do local do acidente para um campo de futebol.

A esposa de Wanderley contou para a família que o voo estava tranquilo. Em solo, por rádio, o instrutor dava todas as orientações sobre altura e posição do vento. Em um determinado momento, antes dele passar por trás de um morro, viram o equipamento se fechando. Depois disso, a preocupação era socorrer a vítima.

Wanderley foi socorrido com vida e, mesmo muito ferido, tentava reagir. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi por terra e fez os primeiros atendimentos à vítima, mas o estado dele era grave. Pelo local da queda ser de difícil acesso, a aeronave do Notaer foi acionada. A vítima chegou a ser levada para uma unidade de saúde de Alfredo Chaves, mas acabou morrendo.

A vítima era apaixonado pelo voo de parapente. A cunhada afirma que ele fez o curso de voo em 2018 e sempre foi muito cuidadoso com sua segurança. Outra paixão dele era a enfermagem. Ele trabalhava no Pronto Atendimento de Cobilândia, em Vila Velha. Wanderley morava no bairro Vale Esperança, em Cariacica. Ele deixa uma filha, de 8 anos, e a esposa, com quem era casado há 13 anos.

Na noite de domingo um dos irmãos e parentes foram ao Departamento Médico Legal (DML), em Vitória, fazer a liberação do corpo.

Informações: Folha Vitória