Estátua gigante de Buda vira atração em Ibiraçu

Uma estátua gigante de Buda está sendo construída no Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo. A construção tem 33 metros de altura, o equivalente a um prédio de 10 andares.

Para monges que atuam no local, o conceito de felicidade está diretamente ligado a religião. Assim, como uma forma de demonstração de fé, os butaneses resolveram construir a maior estátua de Buda do Ocidente. Ela vai pesar 350 toneladas e a previsão é que fique pronta em 2020.

A ideia do monumento gigante é mostrar o Buda como um ser iluminado. Em volta, ficam outras oito imagens de Buda, que medem 2,5 metros de altura.
“Impressiona bastante pelo tamanho e por ser algo diferente da cultura com a qual nós estamos acostumados. É uma coisa muito diferente e eu me sinto quase em uma Tailândia ou na China”, disse o autônomo Otávio de Faro, que visitou o lugar e ficou encantado com o aprendizado.

A auxiliar de administração Glaucineia de Souza saiu de Cariacica, a 80 quilômetros de distância de Ibiraçu, apenas para conhecer a grandeza do monumento. “Achei bem interessante, bem bacana. Acho que é um dos maiores budas daqui. Achei massa”, afirmou.

O monge Kendo Bitti explica que o mosteiro funciona baseado em três pilares: espiritual, cultural e a educação socioambiental. A intenção é que, mesmo que inicialmente apenas por curiosidade, moradores da região e turistas visitem o local para adquirir mais conhecimento sobre a religião.

“A gente recebe cerca de 100 crianças por semana e aqui eles estudam temas como a relação do eu com o outro, a vida em comunidade e concentração. No programa espiritual, a gente realiza cerca de cinco retiros por ano e qualquer pessoa pode participar. No âmbito cultural, artistas vêm para cá, se submetem a um processo seletivo e desenvolvem seus trabalhos”, disse Kendo Bitti.

O Mosteiro Zen Budista está aberto para visitação somente aos domingos das 8h às 11h, e lá é possível ter uma rotina de meditação entre outras atividades. Ao longo da semana, as visitas são destinadas às escolas.
Informações: G!/ES