Enivaldo projeta quase 80% dos votos válidos, revela pesquisa

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) tem quase 80% das intenções de voto para prefeito de Barra de São Francisco, considerando apenas os votos válidos – ou seja, os votos das pessoas que já decidiram a quem vão escolher nas urnas no próximo dia 15 de novembro. É o que revela pesquisa feita pelo IPOPES – Pesquisas, sob encomenda do Site Vitória, e registrado na Justiça Eleitoral sob o número ES-02093/2020.

Estes são números da pesquisa com menção estimulada de votos, quando o entrevistado é apresentado a uma lista com o nome de todos os candidatos. A coleta de dados foi realizada entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2020, quando foram entrevistadas 1.000 eleitores entre 16 e 65 anos em todo o município, o equivalente a praticamente 3% dos 33.589 eleitores aptos a votar.

A pesquisa tem como responsável o estatístico Márcio Bartolomeu Azevedo da Costa (Registro CORE-9327), com margem de erro de 3,1% para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%.

Tomando por base, por menção estimulada, o Instituto apurou Enivaldo com 79,3% das intenções de voto, seguido de Juvenal Calixto (PP) com 14,2% e de Denilson Feirante com 6,4%.

Do interior, o Instituto ouviu 35% dos 1.000 entrevistados. A vantagem de Enivaldo é ainda maior. Pelo mesmo critério da depuração de intenção de votos, considerando somente aqueles declarados, Enivaldo tem 88% das menções, seguido de Juvenal Calixto (PP) com 9,3% e de Denilson Feirante com 2,7%.

MENÇÃO ESTIMULADA

Considerando todos os eleitores ouvidos, com menção estimulada, os números favorecem a Enivaldo com 58%, Juvenal vindo em seguida com 10,4% e Denilson Feirante com 4,7%. A eleição parece bem delineada, de acordo com os números do IPOPES, pois Enivaldo já aparece muito bem nas menções espontâneas – quando o entrevistador pergunta, diretamente, ao entrevistado em quem ele vai votar, sem apresentar lista de nomes.

Neste quesito, Enivaldo dos Anjos já aparece com seis votos a seu favor a cada um declarado a Juvenal. Ou seja, 6 por 1. Enivaldo teve 51,9% das intenções de votos, enquanto Juvenal Calixto alcançou 8,4% e Denilson Feira apenas 3,4%.

Na menção espontânea, os números de indecisos e de eleitores que disseram não saber em quem votar ou não responderam alcançou 36% dos entrevistados – sendo 19,7% indecisos e 16,6% não sabe ou não respondeu.

Esse índice cai bastante quando os eleitores são apresentados à lista de candidatos: apenas 12,2% de indecisos e 11,1% que não souberam ou não quiseram responder. Mas aqui aparecem aqueles que disseram não votar em nenhum dos candidatos: 3,6%.

BAIXA REJEIÇÃO

Um dado muito curioso da pesquisa em Barra de São Francisco é no quesito rejeição, pois 75% dos eleitores declararam não rejeitar nenhum dos candidatos na menção espontânea. Esse número cai bastante quando a pergunta é feita apresentando a lista, ou seja, menção estimulada, mesmo assim é muito maior do que a maioria dos municípios onde são realizadas pesquisas no Espírito Santo: 63,4% não rejeitam nenhum dos candidatos.

 

Dos que declaram que de forma alguma votarão em determinado candidato, Juvenal Calixto lidera com 13% na rejeição espontânea e 17,2% na estimulada. Enivaldo dos Anjos tem 4,9% de rejeição espontânea e 6,8% de rejeição estimulada. Último candidato a entrar na disputa, o atual vice-prefeito Denilson Feirante tem rejeição espontânea de 2,4% e rejeição estimulada de 2,9% dos eleitores entrevistados.

De acordo com analistas ouvidos pelo Site Vitória, isso significa que não haverá grandes divisões na população quando o pleito terminar, com os eleitores considerando os três candidatos dignos de comandar os destinos do município pelos próximos anos, sendo que as intenções de votos projetadas demonstram que Enivaldo dos Anjos é o preferido de 8 em cada 10 eleitores que fizeram suas escolhas.