Deputado quer Fórum para discutir ferrovia e porto em São Mateus


Enivaldo dos Anjos fez pedido à Comissão de Infraestrutura, responsável pelo evento

A cidade de São Mateus poderá receber em breve o “Fórum de Desenvolvimento e Inovação: O Futuro do Espírito Santo”, promovido pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa. O intuito do evento é discutir o desenvolvimento de regiões estratégicas do Estado e a ida para São Mateus foi solicitada pelo deputado Enivaldo dos Anjos, em plenário na manhã desta quarta-feira (13).

“Gostaria de solicitar, enquanto líder do governo na Casa, que a Comissão de Infraestrutura realize o evento também em São Mateus, onde a possibilidade de instalação de uma ferrovia e um porto seco são muito altas, podendo desenvolver a economia do noroeste e de todo o Estado”, disse Enivaldo que parabenizou a primeira edição do Fórum, realizada em Presidente Kennedy, na região Sul.

O projeto de uma ferrovia ligando São Mateus ao estado de Minas Gerais visa o escoamento da produção mineral tanto do estado vizinho quanto do próprio Espírito Santo, referência internacional no setor de rochas ornamentais, muito explorado na sua região noroeste. “A ferrovia que hoje temos no Estado pertence à Vale, que dificulta ou não permite o transporte de outras mineradoras por ela. Só em Minas gerais são cerca de 200 empresas mineradoras que poderiam utilizar esse ramal ferroviário”, comentou.

Além do desenvolvimento econômico da região, a criação de uma nova ferrovia focada na produção mineral do noroeste capixaba pode causar impactos positivos no trânsito e na segurança das estradas. De acordo com Enivaldo, centenas de carretas granito poderiam ser retiradas diariamente das estradas com o empreendimento. “Se essa ferrovia for feita vai tirar 400 carretas de granito por dia no trajeto entre o noroeste e Vitória. Isso vai melhorar muito o fluxo e diminuir o número de acidentes no trecho”, concluiu o parlamentar.

Outros deputados como Eustáquio de Freitas (PSB), Renzo Vasconcelos (Progressistas) e Emílio Mameri (PSDB) parabenizaram o pedido feito por Enivaldo à Comissão de Infraestrutura. Marcelo Santos (PDT), presidente do colegiado, se mostrou atento ao pedido e disse ser possível levar a pauta para seus colegas de comissão.

“Acho importante levar este debate ao município de São Mateus. Serão dez eventos feitos nas microrregiões do Estado e vamos colocar isso em discussão na comissão para encontrar uma data para esse seminário”, respondeu Marcelo Santos, ainda durante a discussão em plenário.