Deputado Enivaldo dos Anjos denuncia máfia do guincho por divulgar fake News

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) determinou à sua assessoria jurídica que denuncie à Delegacia Especializada em Crimes Eletrônicos e à Justiça Eleitoral – para que a Polícia Federal entre nas investigações – a utilização de notícias falsas, as chamadas fake news, enviadas por meio do aplicativo whatsapp, atribuindo a ele mensagens relacionadas a facilidades de liberação de carros, motos e carteira de habilitação em órgãos de trânsito.

O alerta da distribuição dessas “notícias falsas” foi recebido pelo deputado Enivaldo dos Anjos de várias fontes, com “prints” de telas de celulares com um número de telefone sem identificação nominal, mas utilizando uma foto do deputado no perfil.

“A população está atenta e cuidando de nos alertar”, disse Enivaldo. O parlamentar atribuiu esse tipo de atuação à “máfia do guincho”, que ele combateu desde o início de seu mandato, com a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, “o que levou ao desmantelamento de uma verdadeira organização criminosa que contava com empresários de pátios, guinchos e servidores públicos em municípios e do Estado”.

A comprovação de que havia uma máfia em atuação no Espírito Santo, segundo o deputado Enivaldo dos Anjos, foi a própria decisão da Justiça capixaba em um processo que apurava o envolvimento de oficiais de alta patente da Polícia Militar com o repasse de dinheiro de empresas de guincho para a Associação dos Policiais de Trânsito (Assetrans). “Os oficiais foram condenados e na sentença o próprio magistrado comprova a existência da máfia”, disse Enivaldo.

A atuação da CPI da Máfia do Guincho provocou profundas transformações no setor no Estado, inclusive com a desativação dos pátios privados de recolhimento de carros e motos apreendidos e que, aos milhares, apodreciam ao relento.

Também pôs fim ao martírio da população, principalmente, da Grande Vitória, com a atuação ostensiva dos guinchos e até participação de donos de pátios em blitz policial.

“A repercussão de nosso trabalho perturbou essa máfia, que agora tenta vincular meu nome a atitudes que eu sempre combati. É a associação entre criminosos travestidos de empresários, de servidores públicos e de políticos. O que eles querem não vão conseguir, porque a população capixaba sabe muito bem fazer a distinção entre quem a protege e quem a prejudica. Eles devem estar preocupados mesmo, porque, enquanto eu estiver na Assembleia, essa gente não volta a roubar os capixabas”, disse Enivaldo.

No principal canal de buscas na rede mundial de computadores a expressão “CPI da Máfia do Guincho” apresenta mais de 10 mil resultados. “São notícias de todos os veículos de comunicação disponíveis, demonstrando a força que a CPI ganhou”, disse Enivaldo.

Com a atuação da Comissão, o número de veículos guinchados, só em Vitória, caiu 85% de um mês para o outro, já em 2015.