Decisão sobre a retomada das aulas presenciais no ES pode sair ainda nesta semana, diz secretário

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (25), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário de vigilância em saúde Luiz Carlos Reblin, atualizaram os dados sobre o enfrentamento da pandemia do coronavírus no Espírito Santo.

Uma das novidades é que a decisão para a retomada das aulas presenciais pode sair ainda nesta semana, num anúncio do governador Renato Casagrande.

“Nós entendemos de que existe um amadurecimento grande quanto ao protocolo publicado e apresentado para o setor, e que se ele for respeitado e, havendo condições para a retomada, ele pode garantir uma redução do risco. No entanto, para isso, é necessária a honestidade no cumprimento do protocolo. O respeito as regras poderá garantir a retomada mais ampla de atividades. Hoje, não há condições de afirmar o retorno imediato, mas estamos amadurecendo o tema”, disse o secretário.

De acordo com Nésio, o mês de agosto deve se consolidar como o mês de transição para a queda de casos e mortes e que em setembro, mais medidas para flexibilização de setores e atividades sociais devem ser tomadas.

Nésio reforçou que a retomada de algumas atividades depende da colaboração de toda sociedade, que deve manter os cuidados sanitários, adesão a etiqueta respiratória, uso de máscaras e de distanciamento.

 “A pandemia não acabou. Nós temos ainda uma longa jornada até a chegada da vacina”, lembra o secretário.

Ainda segundo Nésio, apesar do Espírito Santo já ter passado o pior momento em números de casos e mortes, a situação ainda requer cuidado.

Redução

Segundo Reblin, houve uma redução de 26% no número de casos, se comparado aos últimos 14 dias, e redução de 18% no número de óbitos no mesmo período.

Além disso, o Estado registrou que 35% dos óbitos, neste período, aconteceram na Grande Vitória e 65% no interior do Estado. Já sobre os casos confirmados, 27% são da região metropolitana, o restante no interior.

Reinfecção

No Estado, até o momento, nenhum caso de reinfecção por coronavírus foi confirmado. De acordo com Reblin, 17 casos foram desconsiderados e 4 investigados. Destes, 3 foram descartados e 1 caso teve resultado inconclusivo. As análises continuam.

Mapa de Risco

Segundo Reblin, o número de casos ativos é fundamental para determinar a classificação das cidades no Mapa de Risco no Espírito Santo e, consequentemente, na decisão para abertura de comércios e liberação de atividades.

Testagem em estudantes

Um projeto está sendo preparado pela Secretaria de Saúde e deve ser concluído ainda nesta semana para a realização de testes em estudantes. O monitoramento será fundamental para a retomada das aulas presenciais.

Taxa de letalidade

De acordo com o subsecretário Reblin, a taxa de letalidade do Espírito Santo, por coronavírus, está em 2,9%, índice que fica abaixo da média nacional.

Mais testes

O secretário de Saúde também anunciou que a partir de setembro, o Laboratório Central do Estado deve realizar 2 mil testagens por dia. Além disso, o Inquérito Sorológico vai continuar auxiliando na identificação do panorama da doença no Estado.

Informações: Folha Vitória