Covid-19: ES pede uso de máscaras nas escolas e ambientes fechados

Diante da expansão da 5ª onda de covid-19 no Espírito Santo, a secretaria de estado da Saúde publicou uma Nota Técnica onde recomenda o retorno do uso de máscaras nas escolas e em ambientes fechados de maneira geral. O documento, publicado nesta quarta-feia (9), é assinado pelo subsecretário, Luiz Carlos Reblin.

A nota justifica que a recomendação tem como objetivo reduzir a propagação do vírus da covid-19 e mitigar os impactos provocados, na saúde da população, e no sistema.

No caso das instituições de ensino, a nota traz o seguinte texto: “Em ambientes educacionais, a recomendação do uso adequado e contínuo das máscaras, cobrindo adequadamente o nariz, representa um importante suporte de proteção contra a cadeia de transmissão do vírus SARS-Cov-2 entre alunos e profissionais da educação.”

O secretário da Saúde, Nésio Fernandes, já havia alertado para a curva crescente de casos positivos durante coletiva de imprensa na tarde da segunda-feira (06). Na ocasião, ainda reforçou sobre a orientação do uso de máscaras em ambientes fechados e também nos coletivos.

“O Espírito Santo vive uma quinta expansão da curva de casos da covid-19 em território capixaba. Esta quinta onda já se desenhou em seis semanas completas de crescimentos de casos onde, até a quinta semana, os casos vinham dobrando a cada 14 dias. Simultaneamente, não identificamos o impacto significativo nas internações de leitos de UTI e enfermarias covid, por semana, dentro da rede pública. Estamos mantendo uma média de 5 casos de pacientes por semana”, afirmou o secretário.

Informações: Folha Vitória