Copas internacionais: Flamengo, São Paulo e Cruzeiro dão vexame Mesmo jogando em casa, brasileiros são surpreendidos por times de menor expressão

Rodada ruim: Flamengo, São Paulo e Cruzeiro decepcionam nas copas internacionais

A rodada de copas não foi nada boa para Flamengo, Cruzeiro e São Paulo. Pela Libertadores, o time carioca foi derrotado para o Central Córdoba (ARG) por 2×1, enquanto os paulistas cederam o empate para o Alianza Lima (PER) após abrir 2×0 no placar. Já pela Sul-Americana, a equipe mineira perdeu para o Mushuc Runa (EQU), também por 2×1.

Em todos os jogos há uma coincidência: Tabus históricos foram quebrados. O resultado contra o Flamengo marcou a primeira vitória da história do Central Córdoba na Libertadores. O Alianza Lima, por sua vez, nunca havia pontuado nas 19 vezes jogando em solo brasileiro. Por fim, o Mushuc Runa venceu pela primeira vez fora de casa uma partida válida por uma competição internacional. Com apenas 22 anos de história, o time equatoriano foi fundado por uma cooperativa de crédito indígena na cidade de Ambato, a fim de promover a inclusão e dar visibilidade aos povos originários no país.

Em termos de desempenho, apesar dos resultados ruins, Flamengo e São Paulo tiveram lampejos de bom futebol. O tricolor paulistano parecia ter a partida controlada, mas após a saída do ponta Ferreirinha, autor dos dois gols, para a entrada do lateral Wendell, o time desandou. Aos 66 sofreu o primeiro gol. 10 minutos depois, o empate. No Maracanã, o Central Córdoba abriu o placar cobrando pênalti. Logo em seguida, após cobrança de falta, fez o 2×0. O rubro negro diminiu com um golaço de Nicolas de la Cruz, mas perdeu diversas chances, inclusive com bola na trave de Bruno Henrique no ultimo lance, e não conseguiu buscar o empate.

O Cruzeiro pouco levou perigo ao adversário. Mesmo após o gol de Gabigol, empatando o jogo, o time não performou para virar a partida. Ao invés disso, a equipe viu o zagueiro Bentaberry fazer aos 77 minutos o gol que deu a vitória aos equatorianos. O momento do clube mineiro não é bom. Vem de 3 derrotas seguidas e ainda não pontuou na Sul-Americana, ocupando assim a lanterna do grupo. O recém chegado Leonardo Jardim, treinador português, criticou publicamente o elenco. Já Pedro Lourenço, dono do clube, afirma estar arrependido de ter feito certos investimentos (contratações) na última janela.

São Paulo x Cruzeiro se enfrentam Domingo, no Morumbi, às 17:30. O Flamengo, por sua vez, viajará a Porto Alegre para encarar o Grêmio, no mesmo horário. Mais do que a vitória, os times buscam afastar qualquer fantasma da crise após os resultados recentes.

Por: Eduardo Moure