Cerca de 90 toneladas de lixo estão sendo retiradas, por dia, das praias de Guarapari, no Espírito Santo, durante o verão. O levantamento foi feito pela Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano da cidade (Codeg) e divulgado nessa segunda-feira (6).
Destino de férias, a Secretaria de Turismo de Guarapari diz que são esperados cerca de 1,3 milhão de turistas até o dia 31 de janeiro. Atualmente, a população do município é de 123 mil habitantes.
De acordo com a Codeg, 165 garis trabalham no serviço de limpeza 24 horas por dia, que acontece em Setiba e Santa Mônica (4h às 10h), na Praia do Morro (de 15h às 21h e de 19h à 1h); Centro (de 15h às 21 e das 19h à 1h) e Enseada Azul e Meaípe (de 22h às 4h).
Só na virada do ano, o levantamento apontou que foram retiradas cerca 435 toneladas de lixo em todo o município. Nos outros dias, 90 toneladas têm sido recolhidas das orlas da cidade.
Conscientização
Para a prefeitura, esse número pode ser diminuído com a conscientização dos moradores e turistas para que recolham os seus lixos e façam o descarte em local correto.
Uma família de Belo Horizonte, Minas Gerais, contou que sempre leva uma sacola plástica para guardar o lixo produzido na praia.
“A gente pendura a nossa sacolinha no guarda-sol e depois, quando vamos embora, a gente amarra e leva”, contou uma mulher. A família ainda separa as latas para entregar para coletores.
Fonte: g1