Cerca de 90 toneladas de lixo são recolhidas por dia de praias de Guarapari no verão

Cerca de 90 toneladas de lixo estão sendo retiradas, por dia, das praias de Guarapari, no Espírito Santo, durante o verão. O levantamento foi feito pela Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano da cidade (Codeg) e divulgado nessa segunda-feira (6).

Destino de férias, a Secretaria de Turismo de Guarapari diz que são esperados cerca de 1,3 milhão de turistas até o dia 31 de janeiro. Atualmente, a população do município é de 123 mil habitantes.

De acordo com a Codeg, 165 garis trabalham no serviço de limpeza 24 horas por dia, que acontece em Setiba e Santa Mônica (4h às 10h), na Praia do Morro (de 15h às 21h e de 19h à 1h); Centro (de 15h às 21 e das 19h à 1h) e Enseada Azul e Meaípe (de 22h às 4h).

Só na virada do ano, o levantamento apontou que foram retiradas cerca 435 toneladas de lixo em todo o município. Nos outros dias, 90 toneladas têm sido recolhidas das orlas da cidade.

Conscientização

Para a prefeitura, esse número pode ser diminuído com a conscientização dos moradores e turistas para que recolham os seus lixos e façam o descarte em local correto.

Uma família de Belo Horizonte, Minas Gerais, contou que sempre leva uma sacola plástica para guardar o lixo produzido na praia.

“A gente pendura a nossa sacolinha no guarda-sol e depois, quando vamos embora, a gente amarra e leva”, contou uma mulher. A família ainda separa as latas para entregar para coletores.

Fonte: g1