Após protestos em frente a casa de sua mãe, governador do ES diz que ato teve “atitudes agressivas”

Um grupo de manifestantes a favor do presidente Jair Bolsonaro e contra as medidas do governo estadual no combate à pandemia da Covid-19 participou de atos em Vitória e Vila Velha neste domingo (14).

Segundo a Polícia Militar, cerca de 200 veículos acompanhados de um trio elétrico saíram da Prainha, em Vila Velha, circularam nas principais ruas da cidade e em seguida atravessaram a Terceira Ponte com destino a Praça do Papa, em Vitória, onde outro grupo de, aproximamente, 500 manifestantes estavam. Viaturas da PM e da Guarda Municipal acompanham o protesto.

Os manifestantes fizeram carreatas e passaram pelas casas do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e da mãe dele, de 88 anos.

Em uma rede social, o governador disse que o ato na frente da casa da mãe dele teve “atitudes agressivas, colocando em risco a vida dela”.

“Manifestantes que negam os efeitos do coronavírus saíram às ruas hoje contra medidas que tomamos para frear a transmissão e salvarmos vidas. Legítimo. Mas, é inaceitável irem até a residência de minha mãe, uma idosa de 88 anos, com diversas comorbidades, com atitudes agressivas, colocando em risco a vida dela. Mais uma demonstração de que não possuem nenhum respeito a vida. Vamos seguir protegendo a população capixaba”, disse Casagrande.

Medidas de combate à Covid-19

O governador anunciou, em pronunciamento na noite desta sexta-feira (12), que as cidades do estado vão voltar a adotar medidas mais rígidas para combater o avanço da pandemia de coronavírus.

De acordo com a última atualização do mapa de risco do governo estadual, o Espírito Santo não tem mais municípios com risco baixo para o contágio da Covid-19. São 17 cidades em risco alto e 61 em risco moderado.

Na Grande Vitória, estão em risco alto Serra e Vila Velha. A classificação vale para as próximas duas semanas. Até então, a validade do mapa era de sete dias.

Veja o que muda nos municípios em risco alto:

  • Eventos estão proibidos
  • Aulas presenciais estão suspensas
  • Cinemas, teatros e espaços de recreação infantil não poderão funcionar
  • Parques municipais e unidades de conservação ficarão fechados
  • Academias não podem oferecer atividades aeróbicas e o número de alunos por horário deve ser limitado
  • Shoppings e galerias comerciais podem funcionar até as 20h, de segunda a sexta-feira; 16h nos sábados; e não podem abrir aos domingos
  • Restaurantes, lojas de conveniência e distribuidoras só podem ficar abertos até as 16h
  • O funcionamento de bares está suspenso e é proibido consumir bebidas alcoólicas em distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência
  • Barreiras sanitárias deverão ser implantadas nas entradas e saídas do território e nas rodoviárias
  • Na administração estadual, os trabalhadores diretos e indiretos deverão atuar, prioritariamente, de forma remota. Apenas os serviços essenciais serão desenvolvidos de forma presencial

Informações: G1