Alegre disputa título capixaba da Copa Sesport e reanima torcedor depois de 20 anos

Seleção de Alegre, finalista da Copa Sesport 2022: jogadores são todos do município, que oito dos 11 titulares são de distritos.

Sem ter alegria há 20 anos, desde que o Alegrense sagrou-se bicampeão capixaba de futebol profissional (2001 e 2002) e representou o Estado, seguidamente, em duas Copas do Brasil, o torcedor de Alegre, na região do Caparaó, volta a ter um motivo para ir ao estádio: a seleção da cidade está na final da Copa Sesport, competição promovida pela Secretaria de Estado de Esportes.

A decisão da Copa será em jogo único, neste sábado (02.07), às 18h30, no Estádio Kleber Andrade, palco de grandes jogos de grandes times nacionais e até da seleção brasileira olímpica nos últimos anos. O adversário será a seleção de São Mateus, cidade do Norte do Estado, com população quatro vezes maior do que Alegre, o que, nem de longe, tira o ânimo dos alegrenses para a grande final, que terá transmissão por stream na internet.

“O time é todo formado por jogadores do município, a maioria do interior, e por isso joga com muita garra e amor à camisa. Acredito que esses jogadores vão dar a sua vida para trazer esse título, porque a torcida está muito motivada e lotou o estádio na vitória contra o Serra pela semifinal”, disse Marinho Machado, presidente do Comercial Atlético Clube, em cujo estádio Arsílio Caiado Ferreira a seleção de Alegre mandou seus jogos.

Marinho coordena a seleção juntamente com o secretário municipal de esportes, Luca Moço. Dos 11 considerados titulares, oito são de distritos. Para chegar à final, a seleção de Alegre começou sua jornada vencendo a seleção de Guaçuí nos dois jogos (2×0 em Alegre e 1×0 em Guaçuí). Depois, empatou o primeiro jogo com a seleção de São José do Calçado por 1×1 e venceu a segunda por 3×2.

Na terceira fase da competição, venceu o primeiro jogo com a seleção de Dores do Rio Preto por 4×1 e perdeu o jogo de volta por 2×1, mas Alegre avançou pelo saldo de gols. Foi a mesma situação na quarta fase, quando venceu a seleção de Iconha por 3×0 e depois perdeu de 2×1, classificando-se para a semifinal, contra a forma seleção de Serra. O primeiro jogo na Serra terminou de 1×1, mas no último domingo, com o estádio lotado, Alegre venceu em casa por 2×1 e garantiu sua vaga na grande final contra São Mateus.

Vitinho é o artilheiro do time com três gols, mas, na avaliação de Marinho Machado, “o grande destaque da equipe é o coletivo e a união entre os jogadores”. A seleção é treinada por Elder, auxiliado por Mocotó, que brilhou no time do Comercial de Alegre, que ficou em 3º lugar no Campeonato Capixaba nos anos 90. O time base tem a seguinte formação: Jean, Ramon, Raikar, Iam e Kessin; Dandinho, Josef, Teldas e Alan; Vitinho e Bruninho.

A final poderá ser acompanhada pelo link https://youtu.be/w2aH6B33UAo.