Abastecimento em postos vai normalizar em até dois dias no ES

O abastecimento nos postos de combustíveis de todo o Espírito Santo deve se normalizar em até dois dias, informou o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipostos-ES), por meio de nota divulgada nesta quinta-feira (09).

A constatação vem após o fim dos bloqueios, na manhã desta quinta, feitos por caminhoneiros em trechos de rodovias federais que cortam o Estado. O movimento foi impulsionado por pautas antidemocráticas incentivadas pelo presidente Jair Bolsonaro nas manifestações do feriado do 7 de Setembro, na última terça-feira.

Nos últimos três dias, os caminhoneiros se reuniram em vários pontos das BRs 262 e 101, no Espírito Santo, e só liberaram a passagem de cargas perecíveis. Dessa forma, a reposição de estoques de gasolina, etanol e diesel ficaram comprometidos.

Em algumas cidades do interior, houve registro de falta desses produtos. Na Grande Vitória, o receio de ficar sem combustível provocou uma corrida dos motoristas aos postos. Por conta da grande demanda, o combustível chegou a acabar em alguns estabelecimentos, mas a reposição já estaria programada.

O Sindipostos explica que no interior haverá um tempo maior para que a situação se normalize, já que leva-se em conta o transporte do combustível que chega ao Estado via portos e o deslocamento até o distribuidor final.

Já na Grande Vitória, pela proximidade com os portos de Tubarão e de Vila Velha, a tendência é que não haja problemas, segundo o sindicato.

“As bases nos portos estão operando normalmente, abastecidas e com previsão de receber um novo carregamento até o fim de semana”, reforçou.

O Sindipostos também esclareceu que, em situações normais, os estoques dos postos duram de dois a três dias. Por isso, orienta que a população mantenha a cautela e evite correria para abastecer.

Com medo de faltar gasolina, motoristas formam filas em postos na Grande Vitória

Mesmo com a informação do sindicato, de que até o momento não há problemas de abastecimento nos postos de combustíveis da Grande Vitória, o movimento nesses estabelecimentos foi intenso desde a noite de quarta-feira (08), e se prolongou durante a manhã e tarde desta quinta.

Com medo de uma possível falta de combustíveis, em função da paralisação dos caminhoneiros nas estradas federais, motoristas formaram longas e demoradas filas nos postos, em diversos pontos da Região Metropolitana. Por causa delas, o trânsito ficou tumultuado nessas regiões.

Em um posto localizado às margens da BR 262, em Cariacica, a gasolina chegou a acabar. Cones foram colocados no meio da área de abastecimento, indicando que o estoque havia zerado.