Atuação de gala: Alegre goleia São Mateus por 4 a 0 e fica com o título da Copa Sesport 2022

O goleiro Denizinho não consegue conter o chute de Teldas (fora da foto) e a bola entra no ângulo (reprodução de streaming)

Amadores com alma e aplicação de profissionais. Assim se comportou a seleção de Alegre, totalmente formada por jogadores do município (dos 11 titulares, oito são dos distritos), que goleou a seleção de São Mateus por 4 a 0 no início da noite deste sábado (02.07), no Estádio Kleber Andrade, palco dos grandes espetáculos esportivos do Estado, e conquistou o título da Copa Sesport 2022.

Os gols foram marcados dois em cada tempo. Depois de um início estudando o adversário, aos poucos Alegre foi dominando o jogo e abriu o placar aos 17 minutos, num golaço da intermediária em chute de Teldas, surpreendendo o goleiro Denizinho. O São Mateus tentou reagir, mas encontrou uma barreira segura no goleiro Jean, que aos 19 minutos fez grande defesa em cabeceio de Boneco.

Alegre não se intimidou pela tentativa de reação adversária e aos 21 minutos, novamente, Teldas ganhou uma jogada pela esquerda e chutou de longe. A bola bateu no pé da trave direita e sobrou limpinha para Vitinho apenas empurrar para a rede. O gol desnorteou o São Mateus e aos 27 minutos Vitinho teve a chance de ampliar, mas se enroscou com a bola quando estava sozinho diante do goleiro, na entrada da área, e deu tempo de a defesa se recompor e aliviar o perigo.

Sem conseguir entrar na bem posicionada defesa alegrense, o time mateense passou a tentar chutes de fora da área, mas, além da má pontaria de seus jogadores, ainda contava com a firmeza de Jean quando a bola tinha direção certa. Enquanto isso, a seleção de Alegre, bem armada, saía em contra-ataques rápidos e Vitinho dava muito trabalho pela direita. Aos 43 minutos, mais uma chance de ampliar, com Vitinho servindo a Teldas, para chutar rente ao ângulo.

Veio o segundo tempo e o São Mateus começou pressionando, mas usando basicamente bolas cruzadas sobre a área. A partir dos 10 minutos, os alegrenses retomaram o controle da partida e chegaram ao terceiro gol, aos 14 minutos. Num descuido da defesa, Vitinho deu um leve toque para Cleiton fazer 3 x 0 para delírio dos torcedores que foram ao estádio e os que acompanhavam, em absoluta maioria, a transmissão pelo streaming.

Numa busca de mudar o panorama do jogo, a seleção de São Mateus passou a fazer várias mudanças no segundo tempo, trocando mais da metade do time, o que não resolveu o problema. A seleção de Alegre fechou-se e passou a jogar em contra-ataques. Aos 29 minutos, após uma falta contra Alegre, os jogadores se desentenderam e o árbitro Luciano Andrade expulsou um jogador de cada lado. Dandinho foi o “escolhido” pelo lado alegrense.

Nos cinco minutos finais, Alegre foi para cima do São Mateus e não demorou  para chegar ao quarto gol, que já havia pintado aos 41 minutos após o carnaval de Vitinho pela esquerda. O gol saiu aos 45 minutos, numa falta muito bem cobrada por Alan, em chute forte da intermediária. E um minuto depois o goleiro Denizinho ainda evitou o quinto gol com grande defesa.

Ao apito final do árbitro, os jogadores fizeram uma bonita festa junto com a torcida no Kleber Andrade, fazendo lembrar as grandes conquistas profissionais do Alegrense, bicampeão capixaba em 2001 e 2002, representando o Espírito Santo em duas Copas Brasil seguidas, em ambas caindo na primeira fase. Na primeira, com dois empates com o Botafogo (RJ) (2 a 2 no Kleber Andrade e 0 x 0 no Caio Martins, em Niteroi). Na segunda com duas derrotas para o Criciúma ( 3 x 2 no Sumaré e 5 x 1  no Heriberto Hulse, em Santa Catarina)

O Serra, eliminado por Alegre nas semifinais, ficou com o terceiro lugar ao derrotar o Itaguaçu na cobrança de pênaltis.

O quarteto de arbitragem da final foi formado por Luciano Andrade (juiz principal), Jucinei Máximo, William Moura e Helena Alves. As equipes formaram assim: Alegre – Jean, Ramon (Cleiton), Ian, Raikar e Kessin; Dandinho, Dedê (Hugo), Teldas e Alan; Vitinho e Vitor Mendes (Bruninho). Técnicos: Helder e Mocotó (auxiliar). São Mateus – Denizinho, Nem (Deri), Dárcio (Silvinho), André (Gereréu) e Leléu; Faguinho (Rodolfo), Juarez (Tiago), Pelé e Leleu; Boneco (Gabriel) e Gerê (Kadu). Técnico: Benedito. (José Caldas – TNL Notícias)

A seleção de Alegre que disputou a final da Copa Sesport e saiu do Kleber Andrade com grande resultado: dos 11 titulares, oito são dos distritos (Foto: Victor Guerra/Secom-PMA)